Mundo animal

Lagarto raro encontrado em APA de SG é mãe de 13 filhotes

O papa-vento-verde muda de cor quando se sente ameaçado

Às vésperas do ''Dia das Mães'', a equipe que atua na Área de Soltura de Animais Silvestres de São Gonçalo (ASAS) comemorou antecipadamente a data com a mais nova mamãe do pedaço, uma fêmea de lagarto papa-vento-verde (Polychru marmoratus), que foi resgatada em março e pôs 13 ovos na Área de Proteção Ambiental Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, no domingo (7). 

O fato inédito da postura dos ovos foi bastante comemorado pela equipe de veterinários e funcionários da área de soltura.

“Estamos tendo a oportunidade única de monitorar essa espécie e seus raros filhotes que, em breve, estarão conosco”, disse o veterinário Bernardo Alfazema. 

A descoberta que a fêmea carregava consigo os ovos foi feita no início de abril, quando o lagarto foi submetido a exames de imagem no Hospital Veterinário Professor Firmino Marsico Filho (Huvet), em Niterói. O exame foi realizado pelas equipes que atuam na ASAS e na Universidade Federal Fluminense (UFF).

  • Os 13 ovos podem ser filhotes de lagarto raro
    Os 13 ovos podem ser filhotes de lagarto raro
  • Os ovos só foram descobertos no começo de abril
    Os ovos só foram descobertos no começo de abril
  

Espécie raramente encontrada no Rio, por conta de seus hábitos, o lagarto papa-vento-verde também muda de cor quando ameaçado e costuma frequentar árvores altas.

O encontro de animais silvestres tem se tornado cada vez mais frequente nas áreas de conservação da natureza localizadas em São Gonçalo, graças aos avanços feitos na expansão das áreas protegidas no município.

"Quando aumentamos o percentual de áreas protegidas por legislação específica de 4% para 19%, tínhamos o objetivo de ampliar e proteger a casa dos nossos animais silvestres e agora somos brindados com esse achado", explicou o biólogo e subsecretário de Meio Ambiente de São Gonçalo, Gláucio Brandão.

Quando os ovos eclodirem, os filhotes serão acompanhados pela ASAS e preparados para serem inseridos no meio ambiente, assim como a mamãe lagarto, que segue sendo acompanhada pela equipe de profissionais da área de soltura.

< Menino de 10 anos é atacado por pit bull e tem orelha decepada Diniz sonha com possível retorno de Thiago Silva: 'Muita qualidade' <