Cidades

Lona cultural é inaugurada no Horto do Barreto, em Niterói

Lona Cultural Arthur Maia fica no Horto do Barreto. Foto: Wallace Rosa

O antigo anfiteatro do Horto do Barreto, na Zona Norte de Niterói, foi reformado e ganhou cobertura. O espaço, agora chamado Lona Cultural Arthur Maia, foi inaugurado neste domingo (15) ao som de samba e com diversas atrações para o público infantil.

A cobertura é formada por uma lona tensionada por pilares de concreto armado com estruturas metálicas — o projeto recebeu investimento de quase R$ 524 milhões.

O espaço foi nomeado em homenagem ao baixista niteroiens e ex-secretário municipal de Cultura Arthur Maia, que faleceu em 15 dezembro de 2018.

A cantora e compositora Bia Bedran se apresentou, seguida do grupo 'Filhos de Sinhá' e do 'Duo Canta Canta Minha Gente'. Grupos de dança e teatro que realizam ensaios no Horto também se apresentaram.

A advogada Andreia Nascimento, 30 anos, aproveitou o dia ensolarado para levar o pequeno Davi Luis, de 3 anos, para a atração mais esperada: a chegada do Papai Noel. "Acho que o bairro oferece boas opções de passeios, principalmente para quem tem crianças", afirmou.

O administrador regional do Barreto, Paulo Roberto Pelé, acredita que a lona consolida o Horto do Barreto como ponto de concentração das atividades culturais e de lazer no bairro.

"Certamente vai possibilitar eventos de maior porte e mais diversos, como teatros e shows. Estamos recebendo muitos pedidos" afirmou.

Moradores que quiserem utilizar a lona podem solicitar para a Administração Regional do Barreto, que fica no Horto. Além de abrir caminho para apresentações, a lona vai acomodar os projetos já existentes no local.

Prefeito Rodrigo Neves. Foto: Wallace Rosa

"Dá até uma emoção de ver esse espaço coberto. Foram 25 anos treinando no espaço aberto, sempre sujeito ao tempo. Eram muitas aulas perdidas por conta das chuvas" afirmou Luciano Motta, 49 anos, professor de dança e fundador do projeto Arte de Dançar, voltado para idosos e crianças com deficiência. O projeto oferece aulas gratuitas semanais para cerca de 300 alunos no antiteatro.

Para o Victor de Wolf, secretário municipal das Culturas de Niterói, a lona faz parte de um projeto de ampliação dos equipamentos culturais na Zona Norte. O secretário afirmou, ainda, que a Prefeitura está buscando desapropriar um casarão na Alameda São Boaventura, no Fonseca, para transformá-lo em um centro cultural.

O prefeito Rodrigo Neves (PDT) esteve no local acompanhado de deputados estaduais, vereadores e de seu secretariado. Em discurso, afirmou que o bairro passou por uma transformação.

"No Barreto, fomos fazendo as coisas passo a passo. Em seis meses, fizemos a duplicação da rua Benjamin Constant. Na rua General Castrioto, a linha férrea era uma confusão, e fizemos o boulevard. Construímos no bairro também a Cidade da Ordem Pública", relembra.

< Alerj recebe espetáculo inspirado na inconfidência mineira Carro invade agência bancária na Região Oceânica de Niterói <