Cidades

Maricá debate situação de moradores de rua

O debate teve como ponto principal a reflexão sobre políticas públicas na teoria e na prática. Foto: Alex Oliveira

Cerca de 50 pessoas participaram do II Fórum de Discussão sobre e com a População em Situação de Rua, nesta quarta-feira (30), realizado no espaço Sal da Terra, no Centro de Maricá. O debate teve como ponto principal a reflexão sobre estratégias de cuidados na teoria e na prática.

Segundo o Serviço de Especializado em Abordagem Social (SEAS), já foram catalogadas 60 pessoas vivendo em situação de rua no município. Coordenador do órgão em Maricá, Pedro Victorino, explica que o fórum foi pensado para entender a necessidade dessa população.

“Criamos uma estratégia para esclarecer esse universo, através de um acolhimento humano. Buscamos promover que as pessoas possam ter oportunidades de desenvolvimento social pleno” pontuou.

Marcelo Gregório apresentou sua arte no debate Foto: Alex Oliveira

O artesão Marcelo Gregório, de 48 anos, que está em situação de rua, elogia a iniciativa do debate.

"Eu decidi viver em situação de rua aqui em Maricá e sou muito bem assistido. Esse fórum mostra o valor que a cidade dá aos menos favorecidos", explica.

Para o idealizador da Rede Nacional de Consultórios de Rua, Daniel de Souza, é muito importante essa troca de experiências para entender a real situação da cidade.

“Aqui dialogamos e trocamos experiência de outros municípios, o que é fundamental para avaliarmos o que se aplica bem. Maricá é uma cidade que já consegue pensar em política pública para população de rua ”, concluiu.

< Acusado de assalto passa mal e morre no Centro de SG Baleado em confronto com a PM no Menino de Deus, em SG <