Cidades

Maricá inaugura espaço de participação popular

Prefeito Fabiano Horta foi um dos presentes na inauguração. Foto: Marcelo Tavares
Prefeito Fabiano Horta foi um dos presentes na inauguração. Foto: Marcelo Tavares

Foi inaugurada nesta quarta-feira (18) a Casa dos Conselhos Municipais de Maricá, que tem como objetivo servir como ferramenta para a sociedade civil organizada deliberar políticas públicas com formação de projetos.

Atualmente a cidade conta com cerca de 14 conselhos municipais ativos, entre eles saúde, educação, desenvolvimento social, da criança e adolescência, alimentação escolar, diversidade racial, pessoas com deficiência, meio ambiente, desenvolvimento econômico, entre outros. O local também servirá como base para as movimentos e entidades da cidade.

O Prefeito da cidade, Fabiano Horta destacou a participação popular no local.

"Duas questões que não posso deixar de destacar: a tradução no olhar de cada um, de uma construção coletiva com caminhos que nos aproxima e a participação popular como elemento chave de transformar nossa cidade", revela o prefeito.

A casa funcionará como base para reuniões e contará com uma secretaria que irá auxiliar na parte burocrática, maquinário e profissionais, como advogado e contador, que atuarão em conjunto com os conselhos e movimentos sociais.

Para o presidente do conselho de diversidade racial, Jorge Márcio Lobo, ter um espaço físico garante o avanço dos conselhos.

"É de grande importância essa casa, pois não tínhamos espaço físico e hoje ter esse espaço é uma grande vitória para nós. Agora teremos local para reuniões, questões burocráticas e isso é um avanço. O espaço também estará aberto à população", disse.

A professora Tânia Volino, 55 anos, acredita que ter uma casa que reúna os conselhos ajudará a participação popular.

"Ainda não participo de Conselho, mas como educadora acho importante ter esse conhecimento e a participação popular", ressaltou.

A secretária de Educação Adriana Costa, conta que o local servirá como base para os conselhos dialogarem entre si.

"É um local realmente democrático e irá valorizar os conselhos da nossa cidade. Momento de todos os conselhos dialogarem, com reuniões conjuntas. É uma forma de ouvir o povo, e saber o que a sociedade maricaense anseia", explicou.

De acordo com a coordenadora municipal dos Conselhos Leci Alberti, o local irá servir para auxiliar os conselhos.

"A casa servirá como ponto de formação dos conselheiros com integrantes da sociedade civil e do governo, além de auxiliar na organização dos movimentos sociais, entidades e suas legalizações e vamos dar suporte administrativo a todos os conselhos”, completou.

A estrutura está localizada na Rua José Custódio Soares, 64, Centro, próximo da Secretaria de Educação.

< Ministério da Saúde entrega 458 novas ambulâncias do SAMU Liverpool vence nos acréscimos e confirma vaga na final contra o Flamengo <