Cidades

Maricá libera aulas presenciais para rede particular

Conforme o decreto, as escolas particulares, cursos de idiomas ou demais cursos teóricos do município já estão podendo funcionar. Foto: Karina Cruz

A retomada de atividades presenciais na rede particular de ensino de Maricá foi autorizada através do decreto nº 594, publicado no Diário Oficial (D.O) desta segunda-feira (25). A rede municipal, no entanto, ainda não tem data definida para voltar com as aulas presenciais.

Conforme o decreto, as escolas particulares, cursos de idiomas ou demais cursos teóricos do município já estão podendo funcionar. A publicação ressalta que a rede deve seguir os protocolos sanitários.

Entre os protocolos estão: medição da temperatura corporal a uma distância de aproximadamente 5 cm; a cada 20 minutos cada aparelho utilizado deverá ser higienizado com algodão umedecido em álcool em gel 70%; ter disposto um tapete para higienização e desinfecção de sapatos na porta de cada sala de aula.

O decreto também define que os períodos de intervalo devem ser escalonados para respeitar o limite de no máximo 50 pessoas ao mesmo tempo no recesso. A utilização de máscara descartável, máscara de tecido - não tecido (TNT) - ou tecido de algodão, mesmo que caseira de forma correta, cobrindo simultaneamente nariz e boca, deve ser obrigatória em todos os ambientes. As máscaras deverão ser trocadas a cada 3 horas.

Na entrada do estabelecimento de ensino deverá ter um termômetro para a aferição da temperatura dos alunos antes do início das aulas. Se observada temperatura corporal do aluno superior à 37,5º C, este não poderá entrar na sala e deverá ser encaminhado à Tenda de Atendimento à Covid-19 mais próxima, mediante acompanhamento do responsável.

O distanciamento mínimo deve ser de 1,5m entre as pessoas; e um frasco com álcool em gel 70% deve estar disponível em todas as salas de aula.

A higienização frequente das superfícies de toques, como corrimão de escada, telefones e outros, também é citada como obrigatória no decreto, assim como a limpeza e desinfecção frequente dos sistemas de ar-condicionado.

< OMS divulga novas diretrizes para tratamento de Covid-19 PM recupera parte de carga roubada em São Gonçalo <