Cidades

Maricá restrita a moradores e multa para quem descumprir regras

Um efetivo de aproximadamente 190 agentes vai atuar nas ruas de Maricá, a partir desta sexta-feira (26), para garantir o cumprimento das determinações do decreto anunciado pelo prefeito Fabiano Horta, feito nesta terça. A cidade regressou a Bandeira Laranja de prevenção à Covid-19 e com isso também voltaram as barreiras sanitárias.

De acordo com a Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional (Seop), 20 integrantes do órgão estarão em ação juntamente com outros 120 policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e cerca de 50 da Guarda Municipal, todos com apoio das secretarias de Proteção e Defesa Civil e de Trânsito e Engenharia Viária.

Barreiras

Barreira sanitária Maricá
Motoristas deverão comprovar que moram na cidade ou não poderão entrar em Maricá. Foto: Arquivo / Ibici Silva

Serão oito barreiras instaladas em Ponta Negra (próximo ao acesso a Jaconé), Bambuí (na Avenida Antônio Callado), Serra do Lagarto, Ubatiba (junto ao módulo de segurança), Barra de Maricá (rotatória de Zacarias) e em três pontos de Itaipuaçu (rotatória da Avenida Gilberto Carvalho, Estrada dos Cajueiros e Recanto). No Espraiado e na praia da Sacristia (também em Ponta Negra) não haverá essas barreiras, mas o acesso de frequentadores mesmo a pé não será permitido.

As tendas com os agentes vão funcionar durante o fim de semana e retornam na quinta-feira (1º), em razão do feriado da Semana Santa. Neste período, o acesso só será permitido se for comprovada a residência no município. O secretário de Ordem Pública, Júlio Cesar Veras, recomenda que mesmo os moradores que não pretendem sair da cidade levem consigo algum comprovante, ainda que os deslocamentos sejam curtos.

“É importante a colaboração de quem mora na cidade para evitar transtornos”

Praias

Com o retorno à Bandeira Laranja as praias da cidade foram interditadas. Foto: Arquivo / Ibici Silva

Nas praias também haverá vigilância permanente. Equipes da Defesa Civil vão monitorar a faixa de areia, onde somente atividades físicas individuais serão permitidas e os guarda-vidas estarão em funções de apoio em 12 pontos de orientação na orla. Itaipuaçu terá pontos de bloqueio e orientação nas pontes da Avenida Zumbi dos Palmares, das ruas Professor Cardoso de Menezes (antiga Um), Douglas Marques Rienti (antiga 83), 53 e 116, com equipes realizando ainda ronda ostensiva. Em toda a orla, agentes da Seop estarão coibindo o estacionamento com auxílio de caminhões reboque.

O órgão  conta ainda com o Disque Aglomeração: 96809-1516, que também funciona como WhatsApp. Segundo Júlio Veras, o setor de Inteligência da secretaria monitora as redes sociais para identificar qualquer mobilização suspeita, como chamadas para festas clandestinas.

“A compreensão e colaboração por parte da população neste momento é imprescindível para que possamos vencer essa luta. Os próximos dias serão de atenção total e o ideal é sair de casa apenas para atividades essenciais” 

Fabiano Horta, prefeito do Maricá

Leitos

Maricá se encontra no pior quadro de ocupação de leitos disponibilizados desde o início da pandemia, apesar das medidas adotadas. Segundo Horta, ao longo desta semana a saturação da rede municipal de saúde mostrou um nível alto chegando a 95%. 

“Esse não é um apelo evasivo, essa não é uma fala desconexa com a realidade. É uma fala que visa sensibilizar as pessoas que sabemos o atual estágio da evolução sanitária no município e é preciso e necessário que tomemos medidas objetivas e diretas para poder diminuir as taxas de transmissão” 

Proibido

Toque de recolher - Pelas novas medidas fica proibida a permanência em locais públicos de lazer como praias, lagoas, praças e parques, exceto para a prática de atividades físicas individuais, além de ser proibida a permanência nas ruas, áreas e praças públicas no horário de 23h às 5h. 

Estacionar - Fica proibido o estacionamento de veículos em toda a extensão da orla do município, exceto de moradores com comprovante de residência colocado à vista dos fiscais e o veículo com placa da cidade.

Multa - As equipes compostas pelos Fiscais de Posturas, Tributos, Guarda Municipal, Fiscal de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, encarregadas de fiscalizar o cumprimento do decreto tem a prerrogativa de aplicar multas a quem descumprir as regras. 

< Maricá com mais postos de vacinação contra a Covid-19 Ministro da Saúde quer 1 milhão de vacinados por dia <