Investimento

Maricá terá nova ferrovia para transporte de carga; entenda

Celebração do contrato para exploração valerá por 99 anos

Com extensão de 35 quilômetros, obras foram autorizadas após publicação no Diário Oficial da União
Com extensão de 35 quilômetros, obras foram autorizadas após publicação no Diário Oficial da União |  Foto: Divulgação
 

Maricá terá uma linha de transporte ferroviário de carga que fará ligação com o município de Rio Bonito. A autorização para a construção foi publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Diário Oficial da União do dia 10 de maio.

A celebração do contrato para exploração valerá pelo prazo de 99 anos. Com extensão prevista de 35 quilômetros, a ferrovia vai contribuir para o desenvolvimento econômico do município, com destaque para os setores industrial e logístico.

Além disso, a estrada de ferro vai ligar o Porto de Maricá à malha nacional, por meio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), uma das principais do país, que possui mais de 7.220 quilômetros de extensão, conectando sete estados e mais de 250 municípios.

O perfil de carga a ser movimentado será composto principalmente por derivados de petróleo e estará diretamente ligado ao futuro Terminal de Ponta Negra, não sendo previsto o transporte de passageiros.

Com composição para 120 vagões e investimento total de de R$ 310 milhões, as obras serão executadas pela empresa DTA Engenharia, também responsável pelo projeto de construção do terminal portuário de Maricá. Nos próximos 30 dias a empresa deverá realizar as últimas formalizações para iniciar a nova etapa do projeto.

“O anúncio reforça a capacidade de Maricá em se transformar, em um futuro próximo, em cidade com forte capacidade industrial. Porto, ferrovia, alta oferta de gás natural e uma política municipal muito forte na área do hidrogênio são ativos que Maricá irá utilizar para gerar emprego e renda no seu parque industrial”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Igor Sardinha.

O prefeito Fabiano Horta comemorou a decisão da ANTT e destacou os benefícios para a economia do município.

“Temos um aeroporto em funcionamento, um porto com licença de instalação e, agora, a estruturação da malha ferroviária. Iremos ainda lutar pela extensão do Arco Metropolitano até Ponta Negra para que possamos garantir a duplicação das atuais RJs 114 e 118, além da 106 (Amaral Peixoto). Com esse legado autorizativo, podemos solidificar ainda mais esse novo patamar com a possibilidade de geração de empregos, de crescimento para as empresas locais e a geração de receitas que independem dos royalties do petróleo”, afirmou.

A malha ferroviária anunciada poderá ter um papel importante para o futuro do mercado de combustíveis no Brasil, diante da capacidade logística para importação e exportação do futuro Terminal Ponta Negra. Além disso, poderá contribuir para criação de novas alternativas de transporte de combustível. 

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