Fiscalização

Maricá vai apertar o cerco contra blocos no Carnaval

Esquema reforçado contará com 700 profissionais

Fiscalização começa a partir desta sexta-feira (25).
Fiscalização começa a partir desta sexta-feira (25). |  Foto: Divulgação Maricá
 

O feriado de Carnaval em Maricá terá um esquema especial com ações integradas de diversos órgãos municipais com objetivo de ampliar a segurança em áreas públicas e impedir blocos, acampamentos e a entrada de ônibus de turismo na cidade. A decisão foi tomada decreto devido ao avanço da variante ômicron da Covid-19. 

Segundo a Prefeitura, o planejamento envolve cerca de 700 profissionais das secretarias de Ordem Pública, Defesa Civil, Trânsito, Transporte e da Guarda Municipal, que atuarão em diversas frentes a partir desta sexta-feira (25) até a quarta-feira de Cinzas (02)

Aglomerações

A Prefeitura, através da Guarda Municipal de Maricá, informou que vai atuar com cerca de 50 guardas por dia nas ruas para promover o ordenamento urbano e coibir aglomerações e possíveis concentrações de blocos carnavalescos. As ações serão integradas com a Polícia Militar e contam com cerca de 80 policiais militares, que ficarão responsáveis por manter a ordem e a segurança nas áreas públicas da cidade, além de coibir a pesca irregular em Jacaroá, Boqueirão e Ponta Negra.

Os agentes da Guarda Municipal também darão apoio aos fiscais da Secretaria de Transporte que atuarão na fiscalização para impedir a entrada de ônibus e vans de turismo na cidade, bem como acampamentos em áreas públicas. Uma base móvel avançada da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) ficará em Ponta Negra e equipes da Operação Lei Seca em pontos estratégicos da cidade. Além dessa questão, a Prefeitura informou que Disk Seop estará disponível 24 horas por dia, pelo telefone 96809-1516.

Prevenção a afogamentos

Segundo a Prefeitura, a Defesa Civil de Maricá vai atuar com 442 profissionais durante o feriadão, monitorando praias, rios e lagoas. Serão 20 Postos de Prevenção e Salvamento entre Jaconé e Itaipuaçu, com 207 guarda-vidas e cinco tendas para identificação de crianças e adolescentes (duas em Ponta Negra; uma na Rua 90, em Cordeirinho; uma na Rua 10, em Barra de Maricá; e uma no Recanto, em Itaipuaçu).

O Suporte Avançado de Prevenção e Resgate também foi solicitado e atuará diminuindo o tempo de resposta das ocorrências, fazendo rondas por toda extensão de areia e atendendo os trechos onde não há postos de salvamento. O Grupamento de Prevenção e Combate a incêndio e vegetação rasteira estará atuante com 14 viaturas. Especialistas estarão de prontidão para qualquer emergência hidrológica, meteorológica e geológica, e o Centro Operacional está de prontidão 24 horas nos telefones 199 e 2637-1999.

Trânsito em Ponta Negra

Para o ordenamento do trânsito durante o feriado, a Secretaria de Trânsito criou quase 500 vagas de estacionamento nas margens do canal de Ponta Negra, na orla da praia e próximo ao Farol. Estas vagas foram liberadas porque as festividades de carnaval estão canceladas.

Além disso, a beira do canal e o acesso ao Farol de Ponta Negra, altura da Rua Juiz de Fora com a Rua Passa Quatro, passam a ter sentido único, permitindo a criação de vias binárias, com fluxo de entrada e saída em mãos opostas, para dar maior fluidez à circulação de veículos. Com isso, o retorno ao Centro do bairro será feito pela Rua Itajuba. Os motoristas que se deslocarem a partir do Bananal deverão seguir pela Estrada Crispim Gonçalves dos Santos, entrar na Rua Beira do Canal até a Praça Central. Já a partir da praia, o fluxo seguirá pela Rua São Pedro Apóstolo para o acesso ao Bananal e à rodovia RJ-106.

Com as mudanças, o ponto final do ‘Vermelhinho’ da Praça Central será transferido para a Rua São Pedro Apóstolo com Estrada Crispim Gonçalves dos Santos, perto da E.M Reginaldo Domingues. Já o ponto do Canal será transferido para a Rua Capitão José Caetano de Oliveira.

Assistência Social e Conselho Tutelar

Ainda de acordo com a Prefeitura, assistentes sociais estarão de plantão 24 horas, capacitados para atuar em apoio a vítimas em situação de desastres naturais. Além disso, um trabalho preventivo já está sendo realizado nos Centros de Referência Social (CRAS), para conscientizar as pessoas sobre questões como a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores. Cinco conselheiros tutelares também estarão de plantão 24 horas durante o feriado, pelo telefone (21) 99195-5496.

Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo informou que o planejamento das operações de fiscalizações durante o período do Carnaval será divulgado ainda nesta semana. Já a Prefeitura de Niterói ainda não prestou esclarescimentos sobre o assunto.

< Vencedor de 'A Fazenda', Rico revela ter sofrido ameaças de morte Acusado de sequestrar a esposa em Maricá é preso no Rio <