Itaipuaçu

Areia de praia vira cama para moradores sem luz em Maricá

Até carro foi usado para momento de sono na madrugada

Cena de moradores deitados na areia durante a madrugada chamou atenção na orla de Itaipuaçu
Cena de moradores deitados na areia durante a madrugada chamou atenção na orla de Itaipuaçu |  Foto: Adriano Marçal/Maricá 24 Horas

Sem luz, e em meio a onda de forte calor, moradores de Itaipuaçu, em Maricá, não tiveram outra opção a não ser dormir na praia, na madrugada desta quarta-feira (17). Cadeiras de praia, colchões e travesseiros foram alguns itens levados.

Até carro foi usado para momento de sono, por conta do ar-condicionado. Relatos apontam que os apagões têm sido constantes em diversas localidades. Vários protestos foram registrados.

Leia+: Sem dormir, cansaço: a noite de moradores no escuro em Itaipuaçu

Leia+: Em pleno verão, moradores de Niterói sofrem com torneiras secas

Leia+: Altas temperaturas de volta! Confira a previsão do tempo da semana

A empresária Tatiane Kuntz tem uma escola de ensino infantil na região. Ela conta que alunos e funcionários já não aguentam mais ficar sem energia elétrica todas as noites. Muitos moradores estão dormindo na areia da praia para poder se refrescar.

“Tenho uma escola de educação infantil, está um caos. Estamos há dois dias sem dormir direito. Os funcionários e crianças estão chegando cansados na escola. Ontem tive que dormir dentro do carro na orla da praia. Ficamos sem luz por volta das 20h e só voltou às 4 da madrugada. Parece que é uma coisa programada, pois a luz só falta e volta a essa hora”, denunciou.

Recém-operada, a autônoma Paloma de Souza, está se recuperando do procedimento, mas segundo ela, está difícil já que a região vive sofrendo com a falta de luz.

“Tá difícil. Eu tenho casa em Maricá há 39 anos. Aqui já faltou luz, mas não dessa forma”, contou.

A moradora Fátima Metello também se indignou com a situação.

"Não aguentamos mais essa falta de respeito, com a gente, moradores de Itaipuaçu! Uma vergonha isso. Um calor horrível e toda noite ficamos sem luz. A população não aguenta mais! Conta de luz super cara e não temos o benefício! É uma vergonha! A orla ficou lotada até a madrugada, pois era insustentável ficar em casa", narrou.

Na manhã desta quarta-feira (17) um grupo de moradores prepara um protesto durante a inauguração do posto de saúde Santa Rita, na Rua 83.

O que diz a Enel

Procurada, a Enel Distribuição Rio informa que na noite desta terça-feira (16), aconteceu um desarme no alimentador de Inoã, que atende o município de Maricá. "As equipes foram acionadas imediatamente e o fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 5h", esclareceu.

A Enel diz que está com 45 técnicos mobilizados para a realização de serviços de poda e manutenção na rede essa semana.

"Além da retirada de vegetação que está em contato com os fios, as equipes realizarão troca de componentes e melhorias em toda a região para prevenir, solucionar problemas e evitar novos episódios. A empresa também está investindo R$ 1,5 milhão na expansão da rede que atende todo o município de Maricá. Serão acrescentados 10km de rede. Esta obra já está em andamento e será finalizada nos próximos dois meses garantindo mais confiabilidade a todo o sistema", conta.

Em caso de eventuais danos a equipamentos provocados por eventos associados à rede elétrica, os clientes da Enel Rio podem entrar em contato pela Central de Relacionamento (0800 280 0120) ou atendimento presencial nas lojas de atendimento.

< Neymar posta Mavie sorrindo e vestindo roupa de grife Mais de 20 mil vagas abertas para cursos profissionalizantes <