Ações

Ministro da Justiça diz que escolas podem ter seguranças armados

No Twitter, o prefeito do Rio se pronunciou sobre força-tarefa

Flávio Dino lançou edital durante cerimônia
Flávio Dino lançou edital durante cerimônia |  Foto: Divulgação/Tom Costa/MJSP

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (13), no Rio de Janeiro, lançou um edital de chamada pública visando que os estados e municípios possam fortalecer as seguranças nas escolas.

Ao lado do governador Cláudio Castro, Dino confirmou que o recurso de R$ 100 milhões pode ser usado para a compra de armamentos e viaturas, além de uma adesão de equipamentos de informática para delegacias de crimes cibernéticos e outros investimentos para segurança. Este último, que deverá ser decidido pelo governo local junto com cada instituição de ensino.

“Os estados têm autoridade e autonomia sobre as polícias. Então, a partir do edital, poderá ser investido na compra de armas, viaturas, em equipamentos de informática. O governo federal não vai decidir sozinho se coloca polícia armada dentro das escolas, porque é inconstitucional”, afirmou Dino.

Ainda na ocasião, o ministro relembrou do período que foi governador do Maranhão e também defendeu a ideia de por policiais armados dentro das escolas. A proposta será analisada pelos estados e municípios.

“Quando fui gestor, havia escolas com vigilante armado e também escolas sem. Quem define é o gestor das escolas junto com as autoridades de segurança”, disse o ministro, ao lado do governador do Rio, Cláudio Castro, que defendeu durante a cerimônia que a polícia deve andar "bem equipada" para acabar com os crimes.

No novo edital do governador, a soma do repasse é de R$ 150 milhões e já foram anunciados na última semana que será voltado para o Programa Nacional de Segurança nas Escolas.

Uma outra proposta de segurança também anunciada pelo governo para fortalecer a segurança nos estados, desta vez não apenas para instituições de ensino, foi a criação de grupos integrados da Polícia Federal junto às Polícias Estaduais.

“Essa medida não existia no passado. No meu mundo ideal não existiria armas na mão de ninguém, mas infelizmente precisamos, desde que as armas estejam nas mãos certas. Eu confio nas forças de segurança do Brasil juntas”, afirmou o ministro.

Segundo Dino, existem políticas de investimentos em psicólogos e assistentes sociais nas escolas, para que seja possível auxiliar alunos, professores, funcionários e pais, que estão sob a responsabilidade do Ministério da Educação.

Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes se pronunciou sobre o caso de dois alunos dentro de uma escola, que foram apreendidos nesta quinta-feira (13), após ameaças de violência. 

A ação foi feita por uma equipe de força-tarefa da Prefeitura, Polícia Civil e Ministério da Justiça. O esforço foi criado depois dos ataques que ocorreram em escolas de Blumenau e São Paulo. O anúncio da ação foi feito pelo prefeito em seu Twitter.

< Em crise, Flamengo faz sua estreia na Copa do Brasil nesta quinta Vitão anuncia que vai ser papai pela primeira vez <