Longa espera

Moradores cobram obra prometida há quatro anos em estrada de Niterói

Investimento total da obra é de R$ 2,2 milhões

Segundo moradores a obra ao invés de facilitar torna o caminho para a Fortaleza de Santa Cruz ainda mais perigoso
Segundo moradores a obra ao invés de facilitar torna o caminho para a Fortaleza de Santa Cruz ainda mais perigoso |  Foto: Marcelo Eugênio
  

As obras de ampliação e revitalização da Estrada General Eurico Gaspar Dutra, em Jurujuba, na Zona Sul de Niterói, que melhorariam o acesso à Fortaleza de Santa Cruz, inicialmente previstas para 2018 e posteriormente adiada para 2019, seguem sem conclusão. De acordo com a Prefeitura de Niterói, o investimento total da melhoria foi de R$ 2,2 milhões.

No entanto, segundo moradores, a obra ao invés de facilitar, torna o caminho para a Fortaleza de Santa Cruz ainda mais perigoso, principalmente devido ao estreitamento das pistas, em que só passa um veículo de cada vez no trecho da Praia de Adão e Eva.

“Essa estrada já é muito perigosa, afunilaram ainda mais, onde já se viu uma estrada dessa sem um recuo? Entra ano, sai ano e essa obra não sai do lugar, é horrível”,  disse o motorista Carlos Augusto.

Segundo moradores, torna o caminho para a Fortaleza de Santa Cruz ainda mais perigoso
  

Outro morador, que preferiu não se identificar, definiu a situação como absurda.

“Absurdo. Onde já se viu em uma curva perigosa tirar recuo e estacionamento? Já tem anos isso, como que ninguém vê que assim fica pior e mais perigoso?”, questionou. 

Segundo moradores, torna o caminho para a Fortaleza de Santa Cruz ainda mais perigoso
  

A reforma é uma parceria da Prefeitura de Niterói com o Ministério do Turismo. Até janeiro de 2018, a via tinha duas pistas. O caminho acabou ficando estreito em razão da obra e do risco trazido pela falta de tapumes de proteção em parte do trecho. 

Em 2019, a administração do prefeito Axel Grael justificou a demora das obras devido à espera pela liberação de recursos necessários por parte do Ministério do Turismo. Apesar disso, no mesmo ano, o Executivo anunciou a retomada das obras e deu um prazo de três meses para que as intervenções fossem finalizadas. No entanto, o prazo não foi cumprido. 

Em junho de 2020 parte de uma encosta rochosa desabou e a estrada precisou ser totalmente interditada, sendo liberada apenas em dezembro. 

Em seguida, foram feitos cortes da Rocha que ficava sobre a via e a troca de iluminação na estrada por lâmpadas de LED. Além disso, ainda em 2019,  pilares de alargamento da pista foram instalados mas, com o passar do tempo, já estão enferrujados. 

Além disso, ainda em 2019  pilares de alargamento da pista foram instalados mas, com o passar do tempo, já estão enferrujados.
Além disso, ainda em 2019 pilares de alargamento da pista foram instalados mas, com o passar do tempo, já estão enferrujados. |  Foto: Marcelo Eugênio
  

Procurada para esclarecimentos e questionada sobre um novo prazo, a Prefeitura de Niterói não respondeu. 

< Estrada dos Cajueiros é interditada em Maricá Beneficiários com o NIS final 7 começam a receber Auxílio Brasil <