Cidades

Moradores de Maricá desolados após alagamentos

Equipes da Prefeitura atuaram na limpeza e escoamento de rios. Foto: Marcelo Tavares
Equipes da Prefeitura atuaram na limpeza e escoamento de rios. Foto: Marcelo Tavares

Moradores de Maricá ainda contabilizam os prejuízos causados pela forte chuva que atingiu a cidade nesta segunda-feira (13). De acordo com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, 44 pessoas ficaram desalojadas no município.

No bairro São José do Imbassaí o nível da água chegou a 1,70 mm e, nesta terça-feira (14), moradores ainda realizavam a limpeza das casas. Foi o caso da cozinheira Marilza Sá, de 36 anos, que perdeu eletrodomésticos, alimentos e móveis da casa alugada, na Rua 1, no loteamento 26 de maio.

"Vou entregar a residência e morar na casa de parentes, pois é a terceira vez que eu perco tudo. Não dá para tentar recomeçar e perder novamente" desabafou.

Móveis e eletrônicos perdidos nas chuvas. Foto: Marcelo Tavares

Uma vizinha de Marilza, Fátima Regina, de 56 anos, contou que está desempregada e que não sabe como irá recomeçar.

"Perdi sofá, colchão, geladeira, televisão, guarda-roupas e até mesmo documentos. Não sei por onde recomeçar, tenho medo de novas enchentes", disse abalada.

Profissionais da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) realizaram, durante toda a manhã desta terça, limpeza nos canais, e revisão e desobstrução das caixas de passagem.

"É um trabalho preventivo. Com a força da água, muita coisa vem junto: pneu, galhos de árvore e matos. Tudo isso faz com que a água não passe. Essa limpeza é para garantir que em caso de chuva a água corra", explicou o funcionário que atuava na desobstrução e preferiu não se identificar.

A cidade tem recebido doações de colchonetes, água, roupas, calçados, alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal e limpeza, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de São José do Imbassaí, Inoã; Jardim Atlântico; Itaipuaçu; e Santa Paula.

Em casos de chuvas fortes a Secretaria de Proteção e Defesa Civil orienta as pessoas a evitarem deslocamentos e procurarem locais seguros. O telefone para contato em casos de emergência é 199.

< Pedido de justiça no enterro de irmãos eletrocutados em SG Alerta de previsão para novo temporal em Maricá <