Cidades

Moradores do Recanto pedem retomada das obras

Mais de 7 mil pessoas realizaram as assinaturas. Foto: Alex Oliveira

Moradores e comerciantes do Recanto em Itaipuaçu, Maricá, pedem a retomada das obras do Molhe (quebra-mar), que permitirá a abertura permanente do canal ao mar.

Na manhã desta quarta-feira (18) um abaixo-assinado foi entregue na Câmara de Vereadores, com mais de 7 mil assinaturas, pedindo a continuação das obras.

Empresário e morador do Recanto, Guilherme Araújo, afirma que vem lutando pelo local e teme que um acidente aconteça.

"As obras foram paradas e as pedras deixadas lá, o que pode ocasionar um acidente. Além de impedir a saída de barcos, prejudicando a população pesqueira", ressaltou.

As obras para abertura definitiva do canal de Itaipuaçu foram interrompidas em junho pela autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar).

De acordo com o presidente, Renato Machado, enquanto não houver anuência do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) o serviço permanece parado.

Comerciantes e moradores reclamam que após as obras serem paradas, o canal vem sofrendo com ausência de oxigenação, provocando a morte de peixes e o turismo no local.

O comerciante Gabriel Almeida, conta que os problemas são muitos, desde que as obras foram paralisadas.

"Viemos buscar uma solução, pois as obras estão paradas e prejudicam muito. Minha família é de pescadores e todos fomos prejudicados com a paralisação da abertura do canal. Para buscarmos peixe, temos que ir a Itaipu, são muitos os gastos", lamenta o comerciante.

O Vereador Cemar (SD) parabenizou a ação dos moradores na entrega das assinaturas e disse que irá lutar para que as obras sejam retomadas.

< Uniformes escolares de Maricá entregues na próxima semana PM nega boatos de invasão e reforça policiamento em Maricá <