Triste

Morre cadela heroína em desastres ambientais no Rio e MG

Cachorra e tutor ficaram conhecidos nas redes sociais após ações

Cadela trabalhou em Brumadinho e Petrópolis
Cadela trabalhou em Brumadinho e Petrópolis |  Foto: Reprodução

A cadela Toya, da raça golden retriever, faleceu na quinta-feira (19), em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Ela desempenhou um papel importante em operações de resgate em momentos de desastres ambientais, em operações de resgate em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019, e em Petrópolis, na Região Serrana, em 2022.

Com sete anos de idade, Toya faleceu em sua casa devido a suspeitas de leishmaniose visceral, de acordo com o veterinário Izanagi Ferreira. O veterinário que a acompanhou desde o desastre de Brumadinho suspeita que a contaminação possa ter ocorrido devido ao contato com o barro de Brumadinho. Ele também mencionou que outro cão enfrentou um problema semelhante na mesma região de Minas Gerais.

O tutor de Toya, Willian Cláudio Almeida da Silva, conhecido popularmente como Russo Adestrador, atuou de forma voluntária em diversas operações de resgate, contando com a valiosa ajuda de Toya. Juntos, conseguiram resgatar seis vítimas durante o desastre em Minas Gerais e outras três na Região Serrana. Além disso, auxiliaram na localização do corpo de uma turista em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.

Toya e Russo ganharam reconhecimento nas redes sociais devido às suas notáveis ações de resgate. Segundo seu tutor, Toya também teve a oportunidade de trabalhar em programas de televisão, novelas, comerciais e telejornais.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por famosa Toya (@famosa_toya)

Além de seu trabalho em operações de resgate, Toya também apoiou as polícias Civil e Militar em várias ações de apreensão de drogas na Região dos Lagos, sendo agraciada com medalhas em reconhecimento por seu serviço à sociedade.

Em seu perfil no Instagram, Russo publicou uma homenagem a Toya. "Vai com DEUS MEU AMOR ! Sempre juntos conquistamos esse Brasil! As vezes eu achava que não ia conseguir e vc sempre ia lá e fazia tudo certo, mostrava que era melhor que eu! Lembro quando eu tinha um sonho de ter um cachorro de resgate, ai vc veio do nada, eu treinei com brincadeiras e quando fui ver estávamos na TV, nos jornais, na boca do povo e vc ganhando medalhas com tapete vermelho e tudo, vc mostrou pra muitos que vc era capaz".

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Willian claudio almeida da silva (russo adestrador) (@russo_adestrador)

< Banda de mulheres pretas é atração em feijoada em Niterói Caranguejos vendidos ilegalmente são apreendidos em Niterói <