Ícone Brasileiro

Morre o músico João Donato, aos 88 anos, no Rio

Ele enfrentava uma série de problemas de saúde

Desde a infância, João Donato demonstrava paixão pela música
Desde a infância, João Donato demonstrava paixão pela música |  Foto: Reprodução
 

Morreu na madrugada desta segunda-feira (17) o músico João Donato, aos 88 anos, no Rio. A informação foi confirmada pela família do artista.

João Donato enfrentava uma série de problemas de saúde e, recentemente, havia sido diagnosticado com uma infecção pulmonar. Reconhecido como pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor, o músico nasceu em 1934 em Rio Branco, no Acre.

Desde a infância, João Donato demonstrava paixão pela música, brincando com flautinhas de bambu e panelas. Com o tempo, recebeu como presente um acordeom de oito baixos e, posteriormente, um instrumento de maior porte.

Em 1945, mudou-se para o Rio de Janeiro junto com sua família, onde começou a tocar em festas escolares. Foi nesse período que conheceu o grupo Namorados da Lua e estabeleceu amizade com Lúcio Alves, Nanai e Chicão.

Quatro anos depois, já participava de jam sessions realizadas na casa de Dick Farney e no Sinatra-Farney Fan Club, do qual era membro.

Em 1951, teve a oportunidade de se apresentar no programa de música nordestina "Manhãs da roça", comandado por Zé do Norte, na Rádio Guanabara. Foi nessa época que começou a estudar piano.

A carreira profissional de João Donato teve início em 1949, quando se tornou integrante do grupo Altamiro Carrilho e Seu Regional. Nesse mesmo ano, gravou um disco de 78 RPM com as músicas "Brejeiro" (Ernesto Nazareth) e "Feliz aniversário" (Altamiro Carrilho e Ari Duarte).

< Ex-presidente José Sarney é internado após sofrer uma queda em casa Pai e filha depredam hospital, atacam médica e idosa morre no Rio <