Cidades

Museu Janete Costa lança projeto de inclusão

A Secretaria de Cultura de Niterói e a Fundação de Arte de Niterói lançaram, na tarde desta segunda-feira (3), o programa de inclusão “Me inclua nessa”, no Museu Janete Costa de Arte Popular (MJCAP). A data foi escolhida em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

A iniciativa tem como objetivo promover o acesso de grupos de pessoas com deficiências intelectuais e transtornos mentais, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social, assim como as comunidades do entorno por meio de uma série de visitas continuadas ao museu, orientadas por perfil e demanda de cada grupo. Em consonância com as exposições, serão utilizados recursos multissensoriais, para atividades de mediação, oficinas de criação e atividades pedagógicas específicas.

O projeto é resultado de uma parceria com várias entidades, como a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC), o Instituto Fluminense da Saúde Mental (IFSM), a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição (APADA Niterói) , o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba e o Projeto Brincando de Aprender (desenvolvido na Comunidade do Palácio).

O Secretário Municipal de Cultura, Marcos Gomes, ressaltou os parceiros da iniciativa. “A Secretaria de Educação é nossa grande parceira. E sem o nosso Prefeito Rodrigo Neves, não conseguiríamos nada disso. Ele é um grande apoiador da cultura. Que esta iniciativa seja disseminada para outros locais. Afeto e respeito são muito importantes! Os espaços culturais têm que ter este desafio maior: ser um espaço de acolhimento, de afeto e ter respeito por todos”, disse Gomes.

Para a diretora do Museu Janete Costa, Daniela Magalhães, o museu está preparado para receber pessoas com diferentes tipos de necessidades. “Trabalhamos para que todos sejam muito bem acolhidos aqui no museu. Todas as segundas-feiras, por exemplo, realizamos capacitação com os estagiários e funcionários para que saibam como receber cada segmento”, explicou Magalhães.

O projeto “Me inclua nessa” tem como focos o acolhimento, a acessibilidade atitudinal e as atividades educativas.

“O primeiro passo é ir até a instituição, fazer visitas continuadas e saber o porquê de ir aos museus. As pessoas com os diversos tipos de deficiência vêm ao Museu Janete Costa e, depois, podem retornar com a família, sabendo que serão bem acolhidos”, disse Sueli Mendonça, Arte-educadora do Museu Janete Costa.

Nesta terça-feira (4), às 10h, será aberta, no MJCAP, a exposição de fotografias “Entrelaços”, com a participação de 20 internos do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba.

“Estou muito contente. Já visitamos o museu antes e os internos foram muito bem acolhidos. Essa mostra de fotos fica apenas uma semana. Eles são os fotógrafos e os protagonistas e usaram como exemplos três fotógrafos conhecidos, entre eles, o Sebastião Salgado. As imagens são em preto e branco e muito realistas”, ponderou Clara Lobo, psicóloga do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba.

Os interessados em visitar o Museu Janete Costa podem fazer o agendamento pelo telefone (21) 2705-3929 ou ir ao local pessoalmente e marcar uma visita gratuitamente.

< Acidente na Alameda deixa um ferido Matrículas abertas na rede municipal de ensino de SG <