Cidades

Niterói deverá oferecer mobiliário adaptado para deficientes em parques e hortos

A proposta é promover a integração de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Foto: Arquivo / Ascom Niterói

Parques florestais e praças de Niterói com áreas destinadas ao lazer agora deverão ter, pelo menos, 5% dos brinquedos e mobiliários adpatados para pessoas com deficiências, inclusive visual, ou mobilidade reduzida. A lei foi publicada no Diário Oficial do Municipío desta quarta-feira (19).

Inicialmente, o projeto prevê que a instalação dos equipamentos adaptados seja feita de forma gradativa, seguindo a disponibilidade financeira do município para realizar tais mudanças. Com isso, a prioridade está sendo dada aos parques e praças municipais que possuem maior capacidade para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Para a identificação das áreas de lazer que contarão com estes equipamentos, placas informativas deverão ser instaladas informando a existências dos brinquedos adaptados e outros mobiliários para a integração das pessoas.

A Prefeitura de Niterói, no entanto, ainda não detalhou quantos espaços públicos da cidade já contam mobiliários adaptados e qual o prazo para a instalação.

< Mais de 300 vagas de emprego disponíveis no Rio Rapaz morto em ação policial na Cidade de Deus no Rio é identificado <