Cidades

Niterói é oficialmente declarada a cidade campeã da vela

A cidade já possui 13 medalha olímpicas no esporte. Foto: Divulgação/CBVela

Foi aprovado nesta terça-feira (3), em segunda discussão na ALERJ, o Projeto de Lei (PL) Nº 3774/2018, de autoria do deputado estadual Waldeck Carneiro, que declara Niterói como “Cidade Campeã da Vela” no Estado do Rio de Janeiro. O município é a única cidade do país a ter 13 medalhas olímpicas da vela oriundas de atletas locais. O PL aprovado irá à sanção do governador Wilson Witzel, que terá o prazo de 15 dias.

A cidade conta com seis iates clubes, dentre eles, o primeiro iate clube do Brasil: o Iate Clube Brasileiro. Estas agremiações náuticas realizam regatas semanais, sendo que a cidade já abrigou diversas regatas internacionais e três edições da Copa Brasil de Vela, reunindo cerca de 32 países, na praia de São Francisco, com expressivo número de velejadores, superando o número de velejadores participantes dos Jogos Olímpicos de 2016.

“Usando a vocação náutica da cidade, pretende-se dar maior visibilidade ao esporte e fomentar o turismo. Com esta iniciativa, o Poder Executivo poderá celebrar convênios e promover ações, programas e eventos que contribuam para a divulgação deste título de Niterói e estimular a prática da Vela no Estado do Rio de Janeiro, notadamente entre estudantes das redes públicas e particular de educação básica”, afirma Waldeck.

Somente a família niteroiense Grael possui sete medalhas olímpicos. Torben Grael é detentor de cinco medalhas olímpicas (quatro na Classe Star: ouro em Atlanta, 1996, e em Atenas, 2004, e bronze em Seul, 1998, e em Sidney, 2000; além de prata na Classe Soling, em Los Angeles, 1984). Seu irmão Lars é medalhista de bronze, na Classe Tornado, em Seul (1988) e Atlanta (1996).

Os Grael possuem, na cidade, o projeto Rumo Náutico/Grael, que objetiva oferecer aos jovens uma oportunidade educacional e de socialização através de uma experiência náutica, de iniciação à prática de esportes como a vela, o remo e a canoagem, contribuindo para popularizar, incentivar e promover essas atividades, além de criar condições para o surgimento de novos valores para a competição.

O projeto promove gratuitamente a educação ambiental, estimula o jovem para o exercício da cidadania e resgata a cultura da maritimidade; mostrando aos alunos a existência de oportunidades profissionais relacionadas às atividades náuticas, capacitando-os para o exercício destas funções e facilitando o acesso ao segmento.

O Rumo Náutico também integra desporto, educação e saúde; promovendo a prática da natação como complemento indispensável da atividade náutica, ensinando técnicas de segurança e de primeiros socorros, bem como colaborando com a alimentação para a prática esportiva e desenvolvendo espírito de equipe, liderança e solidariedade.

< PSOL denuncia abordagem à pessoas em situação de rua e ambulantes em Niterói Conta de água mais cara a partir de outubro <