Educação

Niterói promete fim da angústia para não matriculados

Transtornos no site Niterói em Rede ocorrem desde o dia 30

A Prefeitura disse que as medidas legais já estão sendo tomadas em relação à empresa geradora do transtorno.
A Prefeitura disse que as medidas legais já estão sendo tomadas em relação à empresa geradora do transtorno. |  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
 

A Prefeitura de Niterói garantiu, nesta quinta-feira (10), que o sistema Niterói em Rede voltará a funcionar a partir das 21h. Com isso, estará de volta o processo de matrículas de 4ª etapa com as vagas remanescentes.

Centenas de crianças estão impedidas de estudar por conta de falhas no sistema de matrículas da empresa contratada durante a 4ª etapa do Processo de Matrícula 2022, iniciada no último dia 30, conforme aponta o Colegiado dos Conselhos Tutelares da cidade.

A Fundação Municipal de Educação (FME) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Niterói informam que todas as medidas legais já estão sendo tomadas em relação à empresa geradora do transtorno.

A FME/SME justificam ao Enfoco que solicitaram temporariamente a interrupção do processo de pré-matrícula no sistema, objetivando a verificação e correção dos problemas apresentados. 

Mas a situação caótica fez com que Conselhos Tutelares de Niterói recorressem ao Ministério Público do Rio, na última terça-feira (8), para tentar sanar a situação vivida por pais e responsáveis, no processo de matrículas dos filhos. 

situação caótica fez com que Conselhos Tutelares de Niterói recorressem ao Ministério Público do Rio
  

De acordo com o governo municipal, tendo em vista o aumento da procura por vagas na Rede Municipal de Educação de Niterói, em decorrência da pandemia, será renovado o programa Escola Parceira, que consiste na oferta de bolsas de estudos, pagas pelo município, em escolas particulares situadas na cidade. Mais detalhes serão anunciados em breve. 

Além disso, lembra a prefeitura, foi lançado nesta quarta-feira (9), um pacote de investimentos para educação, no valor de R$ 147 milhões, que inclui a expansão da rede em mais 9 escolas, totalizando 2 mil vagas.

O ano letivo nas escolas da cidade teve início na última segunda (7). O retorno às aulas do Ensino Fundamental e da Educação Infantil foi realizado no modelo híbrido, com revezamento, e a previsão é que o retorno100% presencial aconteça em março.

De acordo com a Secretaria e a Fundação Municipal de Educação, as unidades foram preparadas para o retorno com obras de reforma e manutenção e também estão recebendo kits de material pedagógico.

Retornaram nesta semana as crianças de 3 a 5 anos da Educação Infantil, os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com rodízio, e os estudantes do 1º ao 9º ano da Educação de Jovens e Adultos. Crianças de 0 a 2 anos retornam em março tendo em vista a necessidade de um período especial de inserção e acolhimento no convívio escolar.

< Família de Durval presta depoimento em delegacia de Niterói BBB 22: Hetero Top? Brother da casa de vidro faz declaração polêmica <