Festa da virada

Niterói terá seis pontos de queima de fogos na virada

Estimativa é de 400 mil pessoas na Praia de Icaraí

Cerca de 2 mil pessoas estarão trabalhando no Réveillon da Esperança
Cerca de 2 mil pessoas estarão trabalhando no Réveillon da Esperança |  Foto: Ascom Niterói
  

Niterói terá queima de fogos de artifício em seis pontos: além da Praia de Icaraí, Praia de Itaipu; no monumento à Nossa Senhora Auxiliadora, em Santa Rosa; no Largo da Batalha, atrás do Fórum; no Barreto, em frente da Árvore de Natal; e na Vila Ipiranga, no Fonseca.

O show pirotécnico durante a festa da virada 2022/2023 na Praia de Icaraí, na Zona Sul da cidade, acontecerá em cinco balsas, prometendo muitas novidades durante 15 minutos.

De acordo com a Niterói Lazer e Turismo (Neltur), a expectativa é receber cerca de 400 mil pessoas na Praia de Icaraí, com perspectiva de chegar a 100% de ocupação na rede hoteleira. 

O público também poderá assistir aos shows do Réveillon da Esperança através da internet com transmissão ao vivo.

O grupo Paralamas do Sucesso será o ponto alto da comemoração em Icaraí, logo após o espetáculo de queima de fogos, que terá duração de quinze minutos.

A programação de shows será aberta às 18h30 com o grupo Bicho Solto, seguido da cantora Baby do Brasil, às 20h30, e da apresentação do grupo Barão Vermelho, às 22h20.

Na Praia de Itaipu, os show previstos para acontecer foram cancelados. A Prefeitura de Niterói não explicou o motivo para a decisão. No local, foi mantida apenas a queima de fogos. Inicialmente, a festa começaria às 20h30 com apresentação do grupo Intimistas. A banda Batuque do Bato se apresentaria às 22h e, após a virada, teria o show do grupo Vou Zuar - o que agora não vai mais acontecer.

O presidente da Neltur, Paulo Novaes, explica que a cidade está pronta e organizada para o Réveillon pelo planejamento que foi feito com os órgãos da Prefeitura, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Segundo Paulo Novaes, a Neltur possui um planejamento para que Niterói esteja pronta para receber turistas o ano todo, fazendo com que a cidade se torne um polo turístico do estado.

“Niterói tem todas as benesses do Rio de Janeiro, mas com a tranquilidade de uma cidade interiorana. É a sétima cidade do País em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), todas as grandes marcas estão aqui, dá para fazer bons negócios no município. Nosso turismo só tende a crescer e estamos investindo nisso. O Réveillon da Esperança será o maior da nossa história”, disse.

A festa em Itaipu não terá o palco montado na areia da praia, como em anos anteriores, mas na área próxima ao estacionamento dos ônibus. Entretanto serão instalados cinco telões para quem quiser assistir aos shows na areia. Assim como ocorrerá em Icaraí, em Itaipu haverá integração entre os setores de trânsito e segurança para facilitar a circulação de moradores e visitantes.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destaca o cuidado do município para a realização de uma festa que seja inesquecível para os moradores e para os turistas.

“Depois de alguns anos impossibilitados de realizar a festa do Réveillon devido aos cuidados necessários com a pandemia de Covid-19, preparamos uma festa que será muito bonita e com atrações que certamente alegrarão a virada de ano para os niteroienses e visitantes”, afirma o prefeito.

Planejamento

A Neltur está fazendo um trabalho integrado com vários órgãos municipais e do Estado, como Bombeiros e Polícia Militar, para a organização do evento.

Tanto em Icaraí, como em Itaipu e Piratininga, haverá banheiros químicos, serviço médico e estrutura de segurança. Na produção e realização do Réveillon da Esperança, cerca de 2 mil pessoas estarão trabalhando, incluindo guardas municipais, PMs, agentes de trânsito, enfermeiros, equipe de montagem, garis, entre outros envolvidos.

Na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, haverá uma Central de Atendimento, que vai concentrar demandas sobre crianças perdidas, segurança, emergência médica e Bombeiros, além do Cisp Móvel.

Emergências médicas

A festa contará com três postos médicos e nove ambulâncias em Icaraí, e um posto e seis ambulâncias em Itaipu.

Limpeza

A Companhia de Limpeza de Niterói montou um planejamento especial de limpeza das vias. A partir das 6 horas de segunda-feira (1º de janeiro), 750 funcionários estarão atuando na cidade. A previsão é que o trabalho esteja concluído às 11 horas.

< Operação sufoca o tráfico na comunidade da Serrinha, em Madureira Jade Picon rebate críticas por ter dado uma pelúcia em amigo oculto <