Cidades

Niterói troca carne por vegetais nas escolas e recebe selo internacional

Niterói recebe selo por trocar carne por vegetais nas escolas. Foto: Prefeitura de Niterói/Arquivo

A Prefeitura de Niterói recebeu o selo Internacional de Alimentação Consciente da ONG Mercy For Animals Brasil. O programa Alimentação Consciente foi implantado na Rede Municipal de Educação em 2018. Entre as ações, está a substituição, uma vez por semana da proteína animal por proteína vegetal, como leite vegetal, lentilhas, feijões e ervilhas. Os alunos também são incentivados a apurar o paladar e apreciar um cardápio mais saudável, rico em legumes e frutas, evitando carboidratos.

A iniciativa quer contribuir na prevenção de doenças crônicas e a obesidade infantil, que afetam um terço das crianças no Brasil. O programa é desenvolvido também em países como Estados Unidos, Canadá, China e México, e em cidades brasileiras como Cuiabá e o estado do Mato Grosso

O presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, ressaltou que o programa é uma das diversas ações desenvolvidas na busca por uma educação pública de qualidade.

“Trata-se de um projeto inovador e reconhecido internacionalmente. Isso demonstra o cuidado que temos com as crianças e adolescentes da rede no âmbito da alimentação”, afirma Ribeiro.

O selo foi entregue durante o I Fórum de Diretores 2020, realizado na sexta-feira (31), no auditório da Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Piratininga. O evento teve como objetivo apresentar o planejamento estratégico e as metas para o ano letivo que se inicia na próxima quinta-feira (6).

“Niterói conta hoje com 93 escolas e esses encontros nos permitem ouvir sugestões bem como traçar diretrizes em conjunto com os nossos diretores”, afirma a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro. Ela destacou a importância do fórum para o bom diálogo entre a gestão e as unidades que integram a rede.

A programação contou ainda com uma apresentação musical da cantora Mona Villardo que interpretou sucessos de Linda Batista, Emilinha Borba e Dalva de Oliveira.

< Congresso volta das férias com 27 medidas provisórias na fila Armazenamento irregular de corpo no IML de Niterói é denunciado <