Carnaval

Expectativa e confiança embalam apuração na quadra da Viradouro

Público grita a cada nota divulgada

Agremiação levou para a Sapucaí o enredo 'Arroboboi, Dangbé'
Agremiação levou para a Sapucaí o enredo 'Arroboboi, Dangbé' |  Foto: Péricles Cutrim

Expectativa e confiança se misturam em uma tarde que pode entrar para a história da Unidos do Viradouro, escola de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A apuração começou às 16h desta quarta-feira (14), na Cidade do Samba.

Normalmente eu só venho para a quadra quando está certo que ganhou. Mas esse ano estou tão confiante que já estou aqui Renata Ribeiro, de 34 anos, foliã

Se ganhar, a Viradouro vai levar para casa o seu terceiro título na elite do carnaval.

“Não vai ter para ninguém, podem tentar derrubar, mas seremos campeões. Foi um desfile impecável, comissão de frente estava de tirar o suspiro. Seremos”, acredita Ricardo Oliveira, de 40 anos.

Arroboboi, Dangbé

Em um desfile de arrancar suspiros, a agremiação levou para a Sapucaí o enredo 'Arroboboi, Dangbé', assinado pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, que retrata a energia do culto ao vodum serpente, uma força que se manifestou desde épicas batalhas na Costa ocidental da África e que influenciou as lutas das guerreiras Mino, do reino de Daomé.

Polêmica

Mais cedo, as escolas de samba do Grupo Especial se uniram para alegar uma violação de uma regra pela Unidos do Viradouro.

De acordo com a argumentação, as escolas de samba não podem mostrar acima de 15 componentes ao mesmo tempo na comissão de frente, determinada pelo regulamento da Liesa. O regulamento permite o número superior desse limite, desde que os integrantes se alternem durante a apresentação, ou seja, somente 15 em momentos distintos.

A Grande Rio e a Imperatriz, que também possuem grandes chances de ganhar, estariam à frente da alegação sobre a quebra de regra pela Viradouro. A vermelho e branco ainda não emitiu nota oficial sobre o caso.

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Perlingeiro, confirmou ter recebido pedido de punição à Viradouro de quatro agremiações.

"Quatro agremiações ingressaram com recurso para que houvesse para Unidos do Viradouro na comissão de frente. Todos os recursos foram aceitos e serão analisados e respondidos amanhã [quinta-feira], na sede da Liesa, quando faremos reunião com as seis agremiações que voltarão ao domingo de carnaval", pontuou.

< David Brazil erra local da apuração e dá de cara com Sapucaí vazia Ondas no mar do Rio podem chegar a 2,5 m de altura, diz Marinha <