Apoio

Moradores se unem para salvar clube de Niterói fechado pela Justiça

Grupo organizou um abaixo-assinado na internet

A iniciativa já conta com mais de 1.797 assinaturas
A iniciativa já conta com mais de 1.797 assinaturas |  Foto: Péricles Cutrim

Em uma demonstração de união, os moradores do Barreto, na Zona Norte de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, lançaram um abaixo-assinado online com o intuito de salvar o tradicional e quase centenário Combinado 5 de Julho, que recebeu a decisão da Justiça de fechar as portas, na última segunda-feira (11), por dívidas trabalhistas não pagas. A iniciativa, que possui apoio da diretoria do clube, já conta com mais de 1.797 assinaturas.

Os participantes da ação ressaltam a importância do clube como parte integrante da comunidade, relembrando as suas memórias e histórias construídas ao longo de décadas. Para expressar esses sentimentos, o abaixo-assinado é acompanhado por um texto intitulado "Clube 5 de Julho: Refúgio de Memórias e Sonhos", assinado pela diretoria do Combinado. O local é tombado como patrimônio material e imaterial de Niterói.

Leia +: Clube tradicional de Niterói, Combinado 5 de Julho será fechado

"Desde a minha infância, o Clube 5 de Julho foi o cenário de muitas lembranças felizes. Passei tardes de verão na piscina, participei de eventos da comunidade e fiz amigos que levo para toda a vida. É triste ver um lugar que fez parte da minha história enfrentando essa situação difícil", disse Camila Silva, de 22 anos, estudande de Comunicação Social e moradora do Barreto. 

Conforme divulgado pelo ENFOCO, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região determinou o encerramento do clube devido a dívidas trabalhistas que somam R$ 6 milhões. O imóvel do clube já foi penhorado para pagamento dessas dívidas, e não há mais possibilidade de recurso em instância judicial.

A atual diretoria esclareceu que o endividamento teve início em 2012, quando a dívida era de R$ 37 mil. Acordos foram firmados na época, porém não foram cumpridos, resultando no aumento da dívida ao longo dos anos. O clube foi leiloado em 2020, sendo adquirido pela empresa Tubarão.

A presidência do clube não foi localizada para comentar o assunto. 

< Stênio Garcia desmaia em casa e volta a ser hospitalizado Sete postos de gasolina são fechados após fiscalização <