Oportunidade

Niterói oferece curso gratuito para resgate de animais domésticos

Treinamento acontecerá na primeira quinzena de março

Niterói é a primeira cidade do Estado a ter protocolo de resgate de animais em tragédias naturais
Niterói é a primeira cidade do Estado a ter protocolo de resgate de animais em tragédias naturais |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

A cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, está com inscrições abertas para o treinamento de voluntários do Núcleo de Defesa Civil (Nudec) Proteção Animal, que tem por objetivo capacitar pessoas para o resgate e o cuidado com animais em situações de desastres. O curso acontecerá em dois sábados (9 e 16 de março), das 8h às 13h.

Segundo a Prefeitura, Niterói será a primeira cidade do Rio de Janeiro a ter um protocolo envolvendo voluntários para atuar preventivamente e ajudar animais domésticos em tragédias naturais. O curso é direcionado a todos aqueles que desejam ser voluntários e gostem de animais, podendo ser protetores já atuantes, médicos veterinários ou qualquer cidadão que tenha animal doméstico ou queira fazer parte desse trabalho importante.

A capacitação será realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia e a Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais (Ceda), no auditório do Caminho Niemeyer. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo link.  

A capacitação vai contar ainda com a participação de profissionais especializados em desastres com animais, veterinários e de Carla Sássi, presidente do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), que é um grupo de voluntários comprometidos em salvar vidas animais em situações de emergência, com expertise e atuação em diversas situações extremas em casos no Pantanal, Amazonas e aldeias indígenas.

O secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, destaca que a Pasta conta, atualmente, com mais de 2800 voluntários treinados para atuar preventivamente e apoiando as ações durante as emergências.

“Chegou a hora de treinar os cidadãos para atuarem também na proteção animal. Durante situações de desastres naturais, animais domésticos geralmente estão indefesos, presos em algum local ou sem ter para onde escapar. Nossa capacitação vai priorizar os cuidados preventivos, quando são emitidos os avisos e alertas da defesa civil, e também protocolos específicos para atuar durante os desastres, visando proteger aqueles que tanto amamos, nossos animais domésticos”, explicou o secretário.

< Mulher acessa MSN dez anos depois e viraliza nas redes sociais Globo toma atitude em relação a Marcelo Courrege e Carol Barcellos <