Ano Novo

Réveillon em Niterói: palco está sendo montado na Praia de Icaraí

Já definidas ações de segurança, trânsito, transportes e saúde

Lulu Santos será a atração principal no palco em Icaraí
Lulu Santos será a atração principal no palco em Icaraí |  Foto: Péricles Cutrim

A organização para o Réveillon 2024, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, já está quase fechada. O palco principal dos shows na Praia de Icaraí, na Zona Sul da cidade, já está sendo montado e estão definidas também ações de segurança, trânsito, atendimento médico e transportes, de acordo com o governo municipal. 

A Niterói Lazer e Turismo (Neltur) informou, nesta terça-feira (26), que contratou uma empresa especializada que vai fiscalizar e monitorar toda a montagem do palco, cumprindo o Plano de Gerenciamento de Risco (PGR) antes, no dia do evento, até a desmontagem do mesmo.

Leia +: Niterói confirma Lulu Santos no Réveillon na Praia de Icaraí

"Além de serem cumpridas todas as exigências do Corpo de Bombeiros, haverá o acompanhamento da Defesa Civil de Niterói. A empresa responsável pela montagem já deu entrada na documentação exigida pelo Corpo de Bombeiros, no último dia 20", disse a Neltur. 

Fogos com duração de 15 minutos 

Na Praia de Icaraí, além das atrações, haverá um grande show pirotécnico com duração de 15 minutos, detonados de cinco balsas paradas no mar depois da arrebentação de onde serão detonados os fogos de artifício de baixo estampido, que no céu formarão figuras como borboleta, girassol, estrela prateada e candelas romanas. No final do espetáculo, um arco-íris também poderá ser contemplado e um balé fetio com os fogos homenageando os 450 anos de Niterói. 

Na Praia de Itaipu, na Região Oceânica, também haverá queima de fogos, com a mesma duração e artefatos detonados de uma balsa, parada no mar, depois da arrebentação. Na Vila Ipiranga, no Fonseca, e no Caramujo, ambas na Zona Norte da cidade, e em Santa Rosa, Zona Sul, também haverá quema de fogos para celebrar o Ano Novo. 

2,5 mil pulseiras para crianças

Serão disponibilizadas 2,5 mil pulseiras identificadoras, distribuídas no Posto fixo do CISP Móvel, na Praça Getúlio Vargas (próximo ao antigo Cinema Icaraí) para facilitar a localização de crianças acompanhadas por suas famílias, nos eventuais casos de se perderem. O Conselho Tutelar fará plantão, junto ao Cisp Móvel, fazendo abordagem durante todo o evento.

Segurança

A Polícia Militar vai atuar em toda extensão das praias de Icaraí e de Itaipu, com efetivo reforçado para ambos locais.

Na Praia de Icaraí a atuação do 12º BPM (Niterói) será realizada junto ao Posto do Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói (Cisp), que no dia 31 terá um posto móvel, na Praça Getúlio Vargas, em frente ao antigo Cine Icaraí.

Em toda extensão da Praia de Icaraí haverão torres, cuja função estratégica será de observação dos policiais ali posicionados. Ainda estão sendo avaliados os melhores pontos na extensão da orla de Icaraí e também do calçadão para instalação.

A Secretaria de Ordem Pública vai disponibilizar três viaturas, a partir das 20h do dia 31, com 15 agentes, coibindo a utilização de garrafas de vidro e também fiscalizando. Dia 1º de janeiro de 2024 serão duas viaturas com oito agentes.

A Defesa Civil fará continuadamente, um monitoramento das previsões meteorológicas para a grande festa.

O Corpo de Bombeiros, além do posto fixo montado próximo ao palco para qualquer emergência, estará de serviço também com guarda-vidas de prontidão na areia da praia de Icaraí e trabalhará também na prevenção de eventuais incêndios.

Trânsito

A NitTrans utilizará oito viaturas, 12 motociclistas, três caminhões-reboques leves e um pesado, destinado à desobstrução das vias. As de acesso à Praia de Icaraí passarão por interdições, desde o dia 30 até o dia 1º de janeiro.

Para este trabalho, a NitTrans contará com um efetivo de 20 agentes/operadores espalhados pela cidade, começando a proibição de estacionamento em certas vias, a partir das 21h do dia 30.

Interdição

No dia 31, a Praia de Icaraí será interditada totalmente, a partir das 18h. O trabalho será realizado por 60 agentes/operadores que estarão atuando até o dia 1º de janeiro, até às 13h, quando a Praia de Icaraí estará com o acesso dos veículos totalmente liberado. Até este horário os veículos deverão ter acesso somente até a altura da Rua Álvarez de Azevedo (utilizada para chegarem à Rua Gavião Peixoto e Av. Roberto Silveira).

Estacionamento

O estacionamento estará proibido em toda a extensão da Praia de Icaraí e também nas ruas que darão acesso para a saída de veículos em casos de emergência, como ambulâncias, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e os veículos que conduzirão os artistas.

Na Praia de Itaipu o desembarque dos ônibus será feito perto da entrada da praia. Nesta área será proibida a circulação de carros, a partir de um horário ainda não definido, já no dia 31. Haverá ainda um trabalho direcionado para definição de áreas permitidas ao estacionamento de veículos.

Transporte

A Subsecretaria de Transporte já está trabalhando para disponibilizar em suas redes horários dos ônibus para que o acesso às praias de Icaraí e de Itaipu sejam facilitados, principalmente aqueles que atendem linhas que ligam cidades vizinhas, como São Gonçalo e Maricá à Niterói.

A Subsecretaria de Transportes está atuando junto às empresas de ônibus para que não falte transporte nos dias 31 e 1º de janeiro. Para isso está fazendo contato direto com as mesmas, cujas linhas são mais utilizadas nos itinerários que levam aos acessos de ambas as praias.

Saúde

O atendimento médico será feito pelo Samu (Serviço Médico de Urgência)- Niterói e pela LEF Serviços Médicos Ltda.

Na Praia de Icaraí serão montados três postos médicos, contando com 120 maqueiros, 80 macas, 12 ambulâncias tipo UTI Móvel, além dos médicos e enfermeiros que estarão trabalhando sob o direcionamento da Coordenadora do Samu - Niterói, Maria Auxiliadora Coutinho que contará com auxílio de rádios transmissores para comunicação entre os postos.

A Neltur faz um apelo ao público para não levar quaisquer tipos de instrumentos cortantes e bebidas como garrafas de vidro para evitar acidentes na orla de Icaraí e de Itaipu, onde estarão concentrados o maior número de pessoas para assistirem os shows e as queimas de fogos do Reveillon Niterói 450 Anos – O futuro é agora.

< Tiroteio na República Tcheca deixa mais de 10 mortos e feridos Caminhão tomba na Ponte e fecha pista sentido Niterói; vídeo <