Cidades

'O Rio está pronto', diz Eduardo Paes sobre Réveillon e Carnaval

Imagem ilustrativa da imagem 'O Rio está pronto', diz Eduardo Paes sobre Réveillon e Carnaval
|  Foto: Foto: Richard Santos/Riotur
Paes esclarece a importância da vacinação para a realização desses eventos. Foto: Richard Santos/Riotur

O Prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), informou que a cidade está pronta para receber os eventos e festividades de 2022, como Réveillon e Carnaval. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (29) através das redes sociais.

"Qualquer evento ou festividade que irá, em tese, ocorrer daqui a semanas ou meses, eles só vão ser realizados caso haja condições seguras para tal. Eu garanto que o Rio está pronto pra realizar os principais eventos de 2022 que são muito importantes pra nossa cultura, nossa economia e a vida da nossa cidade", disse.

Eduardo Paes

Apesar disso, o prefeito não descartou a possibilidade de cancelamento, a depender dos dados e avanços da Covid-19. Paes também reforçou a importância do avanço da vacinação na cidade.

"Ter planejamento para um evento, não significa necessariamente que ele vai ser realizado, é plenamente possível cancelar o que foi planejado, mas a gente está fazendo o dever de casa e na torcida, sim, para que o cenário favorável que a gente tem hoje se mantenha e seja até melhor na próxima semana e meses", reforçou.

Eduardo Paes.

Confira o pronunciamento na íntegra:

https://twitter.com/eduardopaes/status/1465480809700331523

De acordo com o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) do município do Rio, a decisão é embasada na melhora do cenário epidemiológico da cidade - evidenciada pela queda sustentada de casos, óbitos e outros indicadores de Covid-19 há semanas.

O comitê recomendou ainda que “a Secretaria Municipal de Saúde do Rio avalie a possibilidade e a viabilidade da exigência do passaporte vacinal em estabelecimentos de hospedagem e outros serviços, além de onde ele já é necessário”.

O CEEC informou ainda que com todos os casos sendo rastreados e seus contactantes testados pela atenção primária, não há indicação de alteração nas medidas restritivas.

Variante Ômicron

A nova variante Ômicron, originária da África do Sul também esteve em debate no encontro do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19. Os especialistas reforçaram a importância da secretaria continuar investindo em testagem e no monitoramento de vigilância genômica.

Eles alertaram também que ainda não há dados suficientes para avaliar a transmissibilidade e virulência da Ômicron, e que a maioria dos casos reportados até então foram leves.

Cobertura vacinal

A nova cepa é motivo para ampliar a cobertura vacinal dos cariocas que, nesta segunda-feira (29), está em 76,8% da população total com as duas doses. O CEEC destacou ainda que todas as medidas para redução dos riscos contra covid-19  foram adotadas e que a alta cobertura vacinal neste momento garante a imunidade coletiva e a atual taxa de transmissão de 0,66.

Quem for a um posto de saúde para completar o esquema vacinal contra Covid-19 também deve aproveitar e  se imunizar contra a gripe no mesmo dia. 

< Auxílio Brasil é pago para beneficiários com NIS 0 nesta terça Absorventes gratuitos para mulheres de baixa renda de Niterói <