Dano ambiental

Obras da tirolesa no Pão de Açúcar são suspensas; entenda

Justiça Federal embargou intervenções após pedido do MPF

A Justiça entendeu que as obras deveriam ser interrompidas nos morros do Pão de Açúcar, Urca e Babilônia
A Justiça entendeu que as obras deveriam ser interrompidas nos morros do Pão de Açúcar, Urca e Babilônia |  Foto: Karina Cruz
 

As obras de uma tirolesa no Pão de Açúcar foram embargadas pela Justiça Federal, segundo decisão desta quinta-feira (1º). Essa medida atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF). 

O juiz federal Paulo André Espírito Santo Bonfadini considerou, principalmente, o pedido que apontava irregularidades na perfuração da rocha, que poderiam causar danos.

A intervenção tinha autorizações da Prefeitura do Rio e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Mas a liminar ainda determina a suspensão dos efeitos da autorização dada pelo Iphan para a obra.

O pedido do MPF afirma que foram identificadas alterações no perfil natural do terreno por demolições nas rochas para a fixação de novas estruturas como postes e cabos.

A Justiça entendeu que as obras deveriam ser interrompidas nos morros do Pão de Açúcar, Urca e Babilônia.

O bondinho é tombado pelo Iphan desde 1973 e, desde 2012, foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Mas, segundo o grupo SOS Pão de Açúcar, por exemplo, ao pedir as licenças, "omitiram de todos os órgãos o corte de rocha, que não é permitido, em nenhuma hipótese, pelo Decreto-lei 25/37, que organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional".

O movimento contrário às obras vinha organizando atos para denunciar as intervenções. Em um perfil na rede social Instagram, o grupo Pão de Açúcar Sem Tirolesa comemorou a decisão judicial: "Ganhamos uma batalha! Vamos comemorar!!", dizia a legenda.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pão de Açúcar sem Tirolesa (@paodeacucarsemtirolesa)

Em nota, o Parque Bondinho Pão de Açúcar disse que não foi citado até o momento acerca de qualquer ação ajuizada por parte do MPF ou intimado de decisão no curso desta ação. 

E, tão logo tenha acesso, irá analisar o teor da ação e/ou decisão, e se manifestará de modo a reiterar a absoluta legalidade das obras da tirolesa. E que o projeto segue os requisitos técnicos.

< Seca de gols de Cano é a pior desde sua chegada ao Fluminense Jovem desaparece após se encontrar com amiga na Zona Norte <