Cidades

Ocupação de leitos para Covid-19 volta a crescer em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Ocupação de leitos para Covid-19 volta a crescer em São Gonçalo
|  Foto: Unidade de Terapia Intensiva, UTI, Hospital, pacientes, tratamento, internação, equipamento hospitalar
Até o momento, São Gonçalo contabiliza 68.569 casos confirmados. Foto: Arquivo/Agência Brasil

Após queda no número de pacientes em UTIs nos hospitais de São Gonçalo na última semana, houve um aumento na taxa de ocupação dos leitos de UTI e quartos reservados para Covid-19 nas redes privadas e públicas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e com o boletim levantado até esta segunda-feira (19) pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde (Sindhleste).

Segundo a Sindhleste, no último dia 13, a cidade contava com 91% dos leitos de UTI ocupados e o número cresceu para 93% nesta semana, enquanto a ocupação dos quartos reservados para Covid-19 atinge 65%.

Enquanto isso, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, dos 28 leitos disponíveis no Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, no bairro Lagoinha, sete estavam ocupados na última semana. No entanto, nesta segunda (19), o número de ocupação chega a 25. Além disso, há apenas um leito de CTI disponível e seis vagas na sala vermelha.

A alta também chegou ao Pronto Socorro Central de Armando Gomes de Sá Couto (PSC), no Centro, com todos os leitos de enfermaria ocupados. Já no Pronto Socorro Infantil Darcy Vargas, referência em Covid-19 pediátrico, dos seis leitos de enfermaria, metade estão ocupados, enquanto dos sete de CTI, apenas três estão disponíveis.

O Hospital Covid-19 Retarguarda Gonçalense é o que mais apresenta leitos de enfermaria disponíveis - 23 de 36. Há também seis vagas na UTI.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a cidade confirmou 21 óbitos em decorrência do novo coronavírus nesta segunda-feira (19), chegando a 1.833 no total. As mortes ocorreram entre 12 de fevereiro e 12 de abril.

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 68.569 casos confirmados, 66.320 curados, 96 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 320 em quarentena domiciliar, 114 óbitos em investigação e 1.833 óbitos confirmados.

Niterói

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que o município possui taxa de ocupação de 68,4% de leitos de enfermaria públicos e privados, enquanto os leitos de UTI têm 77,3% de ocupação e os clínicos 59,9%.

Na última semana, apenas a rede privada apresentava 66% de ocupação dos quartos reservados para Covid-19 e 86% de ocupação de UTI.

Niterói possui 33.508 casos de coronavírus confirmados, 31.615 pessoas curadas, 481 em isolamento, 370 hospitalizadas e registra 1.042 óbitos.

< Uso emergencial de coquetel contra Covid-19 é aprovado pela Anvisa Katy Perry, Luísa Sonza e Bruno Martini juntos em parceria; será? <