Cidades

Oito meses depois e nada de Padre Anchieta na Lagoa de Araçatiba em Maricá

Monumento foi retirado há oito meses para manutenção e foi voltou mais. Foto: Karina Cruz

Frequentadores da orla de Araçatiba já estão se acostumando a ausência do memorial em homenagem ao Padre Anchieta retirado, há oito meses, pela Prefeitura de Maricá para reparos após ser depredada. O que deveria ser uma manutenção, nunca mais voltou.

Por conta do ato de vandalismo, que aconteceu no dia 7 de setembro de 2020, parte da cabeça e a bíblia que ficava na mão esquerda da estátua foram destruídas.

Na época, técnicos informaram que outra peça poderia ser feita, já que os danos aparentemente seriam irrecuperáveis. Inicialmente a prefeitura informou que chamaria o autor da peça, o artista plástico Odér, para uma avaliação.

Segundo testemunhas, o vandalismo teria sido cometido por um grupo, possivelmente alcoolizado.

O caso segue sob investigação da Delegacia de Maricá (82° DP). Se forem identificados, os responsáveis serão incursos no artigo 163 do Código Penal Brasileiro (Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia), que prevê pena de detenção, de um a seis meses, ou multa.

< Ofensas realizadas na CPI da Pandemia serão encaminhadas à PF Mãe é presa acusada de manter filho autista dentro de canil na Baixada <