Perigo

Ondas invadem calçadão e ruas na Praia de Itaipuaçu; vídeo

Marinha emitiu um aviso de ressaca e ondas de até 3,5 metros

Pessoas tiveram que pegar seus pertences para a água não levar
Pessoas tiveram que pegar seus pertences para a água não levar |  Foto: Reprodução
 

Uma grande ressaca chegou ao litoral do Rio de Janeiro neste domingo (5) trazendo grandes ondas nas principais praias da cidade. Em Itaipuaçu, na Região Metropolitana do Rio, o mar chegou a invadir o calcadão e a Avenida Beira Mar, assustando os banhistas que estavam no local.

Em um vídeo que circula nas redes socias mostra a água do mar invadindo as ruas e até quiosques da região. Muitas pessoas tiveram que pegar seus pertences rapidamente para que a correnteza não levasse.

Leia +: Adolescente desaparece após se afogar em praia de Ipanema

Devido a força do mar, a avenida precisou ser interditada por alguns minutos para preservar a segurança dos motoristas e dos banhistas que estavam no local.

  

Afogamentos 

Mais cedo, um adolescente de 16 anos desapareceu após se afogar na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, neste domingo (5). Além dele, outras três pessoas também se afogaram, mas foram resgatadas e passam bem.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acionamento foi às 10h30 e a corporação faz uso de jet ski e helicóptero para ajudar na busca.

Ainda neste domingo, houve um afogamento em Maricá, na Região Metropolitana do Rio, em Angra dos Reis, os bombeiros também foram acionados para uma ocorrência de desaparecimento no mar, perto do Condomínio Marinas. No deslocamento, a embarcação encontrou um corpo boiando perto do Iate Clube Aquidabã, na Praia do Anil, os bombeiros ainda não sabem afirmar se a vítima é a mesma. Esta ocorrência também segue em andamento.

Durante o fim de semana, do período de sexta-feira a domingo, os bombeiros foram chamados para atender sete ocorrências de afogamento no Estado do Rio de Janeiro.

Ressaca

Uma ressaca está causando agitação no mar ao longo da costa. A Marinha do Brasil emitiu um alerta indicando que ondas de até 3,5 metros de altura podem atingir o litoral da cidade do Rio até o final da segunda-feira. Durante o dia, um sistema de alta pressão influenciará o tempo na cidade, deixando o céu nublado, sem previsão de chuva. Os ventos estarão moderados, mas podem ocorrer rajadas fortes durante a tarde, principalmente na região litorânea, de acordo com informações do Centro de Operações Rio (COR). A temperatura mínima será de 18º, e a máxima chegará a 27º.

De segunda a quinta-feira, não está prevista chuva na cidade. O Alerta Rio informa que haverá diminuição da nebulosidade na cidade, e os ventos serão fracos a moderados. As temperaturas vão subir durante esse período, com máximas entre 30º e 33º. O Clima Tempo indica que na quinta-feira pode ocorrer aumento de nuvens e pancadas de chuva durante a noite.

A Prefeitura do Rio aconselha a evitar o banho de mar durante o período de ressaca, incluindo esportes aquáticos. Além disso, a população deve evitar permanecer em mirantes ao longo da orla ou em locais próximos ao mar e não deve trafegar de bicicleta na ciclovia se as ondas estiverem atingindo a área.

Em casos de afogamento, é recomendado acionar imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

< Inep divulga tema da redação do Enem de 2023; confira Clube inglês mostra interesse em Gabigol e oferece jogador em troca <