Cidades

Orla da Praia do Forte, em Cabo Frio, terá proibição de carros

Imagem ilustrativa da imagem Orla da Praia do Forte, em Cabo Frio, terá proibição de carros
|  Foto: Foto: Ascom Cabo Frio
A interdição vai começar às 5h desta sexta-feira com liberação às 7h do dia 1º de janeiro. Foto: Ascom Cabo Frio

Para o Réveillon deste ano, a Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, vai fechar a orla da Praia do Forte e várias ruas que dão acesso a ela. A interdição vai começar às 5h desta sexta-feira (31) com liberação às 7h do dia 1º de janeiro (com exceção da Avenida Macário Pinto Lopes, sentido Passagem, que seguirá fechada até o dia 3 de janeiro).

O fechamento será coordenado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, com apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança, por meio da Guarda Civil Municipal.

O objetivo é dar mais espaço e segurança para as pessoas circularem na orla na virada do ano. Somente moradores poderão acessar a orla e o entorno da Praia do Forte de carro, mediante apresentação do comprovante de residência.

Ao todo, 19 ruas serão fechadas para veículos:

  • Avenida Macário Pinto Lopes, em dois pontos: nas rotatórias ao lado das Praças dos Quiosques, da Cidadania e das Águas, e no retorno, próximo à Rua Mercúrio
  • Avenida Hilton Massa, no retorno próximo a Rua Praia do Pontal
  • Rua Almirante Barroso, no fechamento do acesso ao Canto do Forte
  • Rua Praia do Pontal
  • Rua Manoel Francisco Valentim
  • Travessa do Laser
  • Rua Antônio Feliciano de Almeida, no trecho entre Rua do Céu e Av. Hilton Massa
  • Avenida Nilo Peçanha, trecho entre Rua Tamoios e Av. Macário Pinto Lopes
  • Rua Francisco Mendes, trecho entre Rua Tamoios e Av. Macário Pinto Lopes
  • Rua Treze de Novembro, entre Rua Tamoios e Av. Macário Pinto Lopes
  • Rua Ismar Gomes de Azevedo, entre Rua Urano e Av. Macário Pinto Lopes
  • Rua Urano
  • Rua Saturno
  • Rua João Pessoa, entre Rua Francisco Paranhos e Av. Macário Pinto Lopes
  • Rua Aníbal Amador do Valle
  • Rua Alita do Valle
  • Rua Sergipe, trecho entre Rua Francisco Paranhos e Av. Macário Pinto Lopes
  • Rua Vicente Celestino
  • Rua Alex Novellino, entre Rua Francisco Paranhos e Av. Macário Pinto Lopes

Agentes da Guarda Civil Municipal estarão em diversos pontos da cidade orientando os motoristas, a fim de otimizar e melhorar o fluxo de veículos. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago, a ideia é que as pessoas possam circular pelas ruas, na orla da Praia do Forte, com segurança.

“Sem a circulação de carros, as pessoas poderão andar pelas ruas com mais espaço para manter o distanciamento. Vale destacar que o uso de máscara e álcool em gel são importantes. Moradores do entorno da praia terão acesso com veículos mediante apresentação do comprovante de residência. A Guarda Municipal e os fiscais de Mobilidade Urbana estarão de olho no ordenamento e orientação a todos os pedestres”, explica o secretário.

Pontal de Santo Antônio, em Tamoios

Em Tamoios, a rua da orla da Praia do Pontal de Santo Antônio também será fechada para o trânsito de veículos a partir das 5h da sexta-feira (31). A interdição será na Avenida Beira Mar, no trecho entre as ruas Juscelino Kubitscheck e Ouro Verde; e na Rua das Esmeraldas, entre Rua dos Rubis e Av. Beira Rio. Além disso, também será fechado o trecho da Av. Beira Rio entre a Rodovia Amaral Peixoto e a Rua Arco Íris.

Segurança

Com o objetivo de integrar os trabalhos e oferecer um Réveillon com mais segurança e ordenamento, representantes da Prefeitura de Cabo Frio e do 25º Batalhão de Polícia Militar se reuniram, nesta terça-feira (28), para definir o esquema de trabalho para o fim de ano na cidade.

O encontro aconteceu na sede da corporação e contou com a participação dos secretários de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França; de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago; de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha e o coordenador geral de Posturas e Licenciamento, Paulo César Pereira Alves, além do chefe de Planejamento do 25º BPM, major Alcântara, entre outros policiais.

A reunião abordou também as operações que serão realizadas ao longo do verão. O secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França, ressaltou a importância da integração entre a Prefeitura e a Polícia.

“Realizamos a reunião para definir os últimos ajustes das ações que serão desencadeadas no Réveillon. Vamos contar com o emprego de recursos, aumento de efetivos nas praias, ordenamento no trânsito e nas vias, fiscalização, ações para coibir atividades irregulares e outras iniciativas. Tanto a Prefeitura de Cabo Frio como o 25º Batalhão de Polícia Militar vão adotar um trabalho para proporcionar um período festivo mais seguro”, destacou Ruy França.

De acordo com o chefe de planejamento do 25º Batalhão de Polícia Militar, major Alcântara, a corporação recebeu um aporte de mais 500 homens para esse período, totalizando 750 policiais a serviço. O aumento no efetivo será dividido por turno de trabalho. 

“Iniciaremos a Operação Praia no dia 31 de dezembro, de manhã cedo, com o policiamento já nas areias. Para essas ações teremos à disposição policiais de folga, de serviço e agentes que estão retornando de férias. Um atendimento maciço da tropa, contando com policiais do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Niterói e Itaboraí”, destacou o major da PM.

A partir desta quarta-feira (29), além das ações já programadas, equipes da Prefeitura de Cabo Frio, como agentes de fiscalização, guardas municipais e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento vão atuar nas areias das principais praias da cidade com o objetivo de coibir o uso irregular de equipamentos sonoros.

< Novos postos guarda-vidas em praias de Arraial do Cabo Roubos de cargas caem quase 50% em São Gonçalo, diz PRF <