Cidades

Orla do Rio vai ficar mais colorida neste mês de junho

Imagem ilustrativa da imagem Orla do Rio vai ficar mais colorida neste mês de junho
Postos de salvamento da orla terão seus painéis coloridos a partir de junho. Foto: Karina Cruz

Os 24 postos de salvamento localizados em toda a orla na da Zona Sul do Rio vão ganhar um colorido todo especial a partir do próximo mês. Em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), painéis serão instalados pela Riotur com mensagens de respeito, igualdade e palavras positivas. A ideia é integrar a cidade na diversidade e se libertar de preconceitos. Apesar da data oficial ser o dia 28, a ação acontecerá durante todo o mês de junho.

Os cariocas poderão visualizar palavras, como: afeto, amor, carinho, orgulho, igualdade entre outras. Todos os murais serão pintados de acordo com as cores do arco-íris. As palavras terão traduções em seis idiomas diferentes em cada mural. A Riotur pretende lançar de maneira oficial a iniciativa nos próximos dias.

Passeando pela orla, a aposentada Maria Inês Romano, de 69 anos, é uma das cariocas que apoia a iniciativa. Para ela, são valores universais e que passam a ideia de acolhimento em um momento difícil como a pandemia.

"Estamos no meio de uma pandemia e todo projeto que nos cause bem-estar é bem-vindo. Somos, por natureza, uma cidade acolhedora e passar isso é muito bom, principalmente nesse momento complicado que estamos vivendo"

A mesma opinião foi do engenheiro Breno Camacho, 45 anos. Segundo ele, a cidade inspira novos ares e a iniciativa ajuda e disseminar coisas boas.

"Temos voltar a abraçar o mundo e as pessoas, sejam elas quem forem. Acho uma iniciativa que tem a cara e a identidade do Rio. Diversa e cultural"

Já para a médica veterinária, Carla Moraes, de 49 anos, apesar não enxergar grandes problemas, o custo empregado poderia ajudar a melhorar outras frentes, como por exemplo, a vacina.

"Não sei se é valida [a iniciativa]. Temos inúmeros problemas e, tudo bem fazer uma homenagem, poderia não ser neste sentido"

< Ex-prefeito Neilton Mulin volta à cena política em São Gonçalo 'Deveria ter convidado o general Pazuello', dispara Lula sobre ações na Saúde de Maricá <