Cidades

Pacto pela paz em Niterói

Administração municipal, empresários e  sociedade juntos num pacto para combater a violência na cidade. A proposta do Pacto Niterói pela Paz foi lançada nesta terça-feira (13) no Teatro Municipal de Niterói pela prefeitura e pela organização civil Comunitas.

Trata-se de um conjunto de estratégias de combate à violência a partir de ações conjuntas que formarão o Plano Municipal de Segurança Pública, que vai integrar diversas secretarias, como Educação, Saúde e Assistência Social, e implantar ações de médio e longo prazo.

A primeira etapa será a elaboração de um diagnóstico detalhado sobre a dinâmica criminal na cidade, através de pesquisas sobre os indicadores de violência. O prefeito Rodrigo Neves disse que tão importante como as ações de policiamento são as medidas estruturantes a médio e longo prazos, com foco nas áreas sociais, na educação e geração de emprego. “Com esta iniciativa em parceria com a Comunitas, teremos ações em três segmentos: a constituição de um fundo de estabilização fiscal, uma vez que a cidade é a segunda que mais recebe royalties, o desenvolvimento de programas que visam melhorar a qualidade da educação na rede municipal de ensino e um plano de prevenção à violência. Através desse acordo, que assinamos hoje, tenho convicção de que teremos um governo ainda melhor”, garantiu.

O Pacto Niterói Pela Paz será baseado em cinco eixos de ações: policiamento e justiça; fiscalização administrativa; prevenção social; tecnologias e urbanismo. O planejamento terá parceria técnica do Instituto Cidade Segura.

< Greve dos correios termina, mas Rio aguarda assembleia Salários de fevereiro para servidores estaduais sai hoje <