Autismo

Pais de autistas poderão aprender sobre o espectro em SG

Espaço, chamado de Ponto Azul, ficará disponível no CER III

Sala Ponto Azul ficará dentro do CER III, em Neves.
Sala Ponto Azul ficará dentro do CER III, em Neves. |  Foto: Júlio Diniz - Ascom São Gonçalo
 

O Centro Especializado em Reabilitação (CER III), em Neves, São Gonçalo, vai oferecer um espaço especial para os pais de autistas de todo o município a partir desta terça-feira (22). Denominado de Ponto Azul, o local vai oferecer atividades diversas, mensalmente, com a equipe multiprofissional da unidade de saúde. O objetivo, segundo a Prefeitura de São Gonçalo, é oferecer um pouco de cuidado e acolhimento a quem cuida.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a ideia do Ponto Azul nasceu da percepção e observação dos profissionais do CER III com os pais dos autistas que ficam fragilizados diante do diagnóstico dos filhos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), não possuem informações a respeito da patologia e até mesmo não encontram referência de atenção para eles. Assim, o Ponto Azul tem a pretensão de ser um espaço de atenção a esses pais com uma proposta inovadora.

“É o primeiro local da rede municipal de São Gonçalo que vai oferecer este tipo de serviço de apoio e acolhimento para os responsáveis dos autistas. E a intenção é que ele seja levado para outras unidades. Todo mês, faremos uma palestra ou atividade com os pais, que poderão trocar experiências e se ajudarem também. Cada encontro será uma proposta terapêutica diferenciada, a fim de acolher, informar, integrar e absorver as demandas desses familiares”, explicou a diretora do CER III, Micheli Samary. 

Os encontros mensais oferecerão uma manhã inteira de atividades com psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, musicoterapeuta, psicopedagogos e equipe de enfermagem.

“Além do cunho terapêutico, o projeto também fará encaminhamentos para a rede de serviços, terá momentos de confraternização e atividades alusivas a datas específicas, como o mês do autista, dia da mulher, mães e pais, por exemplo”, informou o coordenador do CER III, o psicólogo Marcos André Torres.

A Prefeitura ressaltou que este Ponto Azul contempla os pais e mães de autistas atendidos no CER III e também usuários de outras unidades de saúde.

“Nosso desejo é que seja um ponto de referência para tantas mães e pais que necessitam de nosso serviço. Seja para um acolhimento, uma informação, um encaminhamento e até mesmo para minimizar sua angústia em não saber o que fazer com um filho autista. Cuidar de quem cuida. Este é o nosso propósito com o Ponto Azul no CER III de São Gonçalo”, finalizou Micheli.

< Rainha Elizabeth testa positivo para Covid-19 Caminhão perde freio e invade praça na Alameda, em Niterói <