Cidades

Papai Noel troca trenó por ônibus e espalha alegria em Niterói

Ônibus é da linha 48 (Rio do Ouro-Centro), da Viação Pendotiba. Foto: Pedro Conforte

Nem mesmo a pandemia do novo coronavírus foi capaz de anular a presença do espírito de Natal nas ruas de Niterói. Iniciativas em transportes públicos pela cidade fizeram do medo de sair de casa, um lugar de alegria, proteção e acolhimento.

Quem faz uso do ônibus da linha 48, trajeto Rio do Ouro - Centro, se sente em uma verdadeira 'carruagem natalina'. A cabeça idealizadora por trás do projeto é, ironicamente, a mesma que ganha adereços de cabelo e barba para representar o Papai Noel motorista pelas ruas de Niterói.

Criador do projeto na companhia, Mauro Nascimento dos Santos, de 53 anos, deixa por cerca de um mês o cargo de subgerente na empresa para assumir o volante e fazer da viagem cotidiana, uma memória. Há 13 anos, alguns ônibus não são mais os mesmos. A pintura da lataria dá lugar a enfeites de Natal e até iluminação de led.

Natal, ônibus, enfeite, papai noel, festas

"Venho dirigir para transmitir alegria, ainda mais em um ano tão difícil. Transformar lágrimas em sorriso é a melhor recompensa"

Há três anos, quem acompanha lidando com a cobrança dos passageiros é a Mamãe Noel Delma Soares, de 53 anos. Acompanhando Mauro, a cobradora acredita que o ônibus enfeitado já virou tradição na cidade.

Natal, ônibus, enfeite, papai noel, festas

"Os passageiros adoram e as crianças ficam encantadas"

O passageiro Leonardo Rodrigues, de 42 anos, que fez uso do coletivo, ficou encantado com a ornamentação. Aproveitou o momento antes do embarque para fotografar e mandar para os familiares, o que classificou como 'esperança do Natal'.

"Eu nunca tinha visto algo parecido, muito legal a ideia. Na minha infância não tinha ônibus assim nas ruas. É um projeto que, com certeza, traz humanidade, carinho e amor para a vida das pessoas", avaliou o fiscal de prevenção.

Natal, ônibus, enfeite, papai noel, festas
Leonardo Rodrigues se encantou com o coletivo. Foto: Pedro Conforte

Ao todo, são 12 coletivos nas ruas colorindo o dia a dia dos passageiros com alegria e bom humor.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), o objetivo da ação é buscar manter vivo o espírito natalino e a esperança de um ano melhor, apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor no ano de 2020.

Trenó Azul

Natal, táxi, enfeite, papai noel, festas
Rafael da Hora enfeita o carro há cinco anos em Niterói. Foto: Pedro Conforte

Pelo quinto ano consecutivo, o taxista Rafael da Hora, de 34 anos, transforma o seu ganha-pão em uma referência natalina pelas ruas de Niterói. Com ponto fixo em Icaraí, na Zona Sul, o morador do Fonseca circula desde o início de dezembro com o, intitulado por ele mesmo, 'Trenó Azul', em corridas com passageiros.

A ideia surgiu do próprio gosto pelos artigos de Natal. Segundo o taxista, desde criança ele sempre celebrou as festas de fim de ano com mesa cheia e família reunida. O objetivo da ornamentação, de acordo com o profissional, é tentar justamente fazer com que os passageiros se sintam acolhidos por essa energia positiva.

"Acredito que se você planta coisas boas, tudo tende a ir para o lugar certo. É bonito ver o semblante das pessoas mudando quando eu chego. Teve uma passageira que até chorou porque lembrou das festas de família"

Natal, táxi, enfeite, papai noel, festas
Papai Noel ganhou máscara neste ano. Foto: Pedro Conforte

Além da ornamentação do carro, o taxista também engaja todo ano um grupo de amigos para realizar a entrega de brinquedos. No último dia 12, segundo Rafael, foram entregues cerca de 500 presentes às crianças de comunidades. Mas, diante da pandemia, quase que o projeto não teve continuidade.

"Eu fiquei naquela dúvida se deveria ou não fazer, mas quando eu pensei que muitas famílias não teriam condições de arcar com um presente depois de tudo que aconteceu, eu percebi que tudo tem um propósito. Graças a Deus, o projeto foi tomando uma proporção grande e hoje contamos com a colaboração de diversos amigos", completou.

< Estado reforça pacote de medidas para enfrentamento à Covid-19 Rodrigo Neves declara intenção de abrir mais leitos em hospitais <