Cidades

Parceria leva esporte a escolas municipais de Itaboraí

A Escola Municipal Antônio Carlos da Silva, no bairro de Morada do Sol, recebeu materiais esportivos de uma parceria da Petrobras com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur), na manhã desta sexta-feira (06/03). O Programa Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional também enviou os kits esportivos para outras 19 unidades da rede municipal de ensino.

A parceria com a Petrobras ofereceu formação continuada para os professores de Educação Física, coordenadores pedagógicos e diretores de 20 unidades escolares municipais, envolvendo 40 funcionários. Foram professores que atuam no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e alguns do Fundamental I (1º ao 5º).

O secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo, Osório de Souza falou da importância da valorização dos profissionais de Educação Física.

“É no período do primeiro ao quinto ano e até da Educação Infantil que as crianças começam a conviver com as regras, com o respeito ao próximo no confronto do jogo, a disciplina, tudo que a Educação Física proporciona. Além disso, o fato do aluno ter que tomar decisões em um jogo com muita velocidade faz com que ele raciocine, desenvolvendo ainda mais suas capacidades. A neurociência já tem apresentado esse fator da importância da Educação Física nas escolas”, concluiu o gestor da pasta.

Foram mais de 2 mil itens recebidos pela Secretaria de Educação, entre eles, bolas de basquete, futebol e de vôlei. Além de cones, cordas, coletes, bambolês, rolo de elástico, entre outros. Tudo distribuído entre as 20 unidades que tiveram profissionais capacitados pelo programa.

A coordenadora de Educação Física da Sectur, Fernanda Leão contou qual o objetivo da parceria e da formação. “O importante dessa capacitação é que as aulas se tornem mais diversificadas e de forma mais qualificada também, melhorando a qualidade da aula para os alunos, ampliando as possibilidades do trabalho com o esporte educacional, que é o foco da formação”, disse Fernanda.

Após a finalização dessa formação, que aconteceu durante 10 meses, a Petrobras presenteou as escolas com materiais esportivos. A capacitação teve início em setembro de 2018 e foi finalizada em outubro de 2019. No dia 2 de abril será realizada a entrega dos certificados.

Rodolfo Bento, professor de Educação Física da unidade comentou sobre a experiência de participar da capacitação. “É a primeira vez que faço um curso voltado para a área de esporte educativo. Foi muito interessante e proveitoso. Eles falaram bastante sobre a questão da importância do esporte da escola, que é diferente do praticado externamente. A gente precisa fazer adaptações para conseguir adequar às crianças a prática desses esportes”, completou o professor.

< Thiago Maia admite adaptação difícil no Flamengo Coronavírus: Bolsonaro diz que não existe motivo para pânico <