Rio de Janeiro

Pátios proibidos de cobrar diárias de veículos aos finais de semana

Prefeito do Rio, Eduardo Paes, sancionou lei que impede medida

A intenção é resolver um problema que afeta a vida e o bolso de muitos motoristas na cidade, diz vereador
A intenção é resolver um problema que afeta a vida e o bolso de muitos motoristas na cidade, diz vereador |  Foto: Divulgação
 

Foi sancionada na cidade do Rio a lei que determina que a taxa diária de permanência em depósito público municipal de veículo rebocado por infração ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) só poderá ser cobrada nos dias de pleno funcionamento.

O texto estabelece que não deverá haver incidência de taxa nos dias de fechamento parcial ou total do depósito, como nos finais de semana, e dias de interrupção de prestação do serviço de atendimento ao contribuinte.  

Um dos autores da proposta, o vereador Pedro Duarte (Novo) destaca que a intenção é resolver um problema que afeta a vida e o bolso de muitos motoristas na cidade.

“Se o carro chega no sábado, você só consegue retirar na segunda, seja porque o banco não funciona ou o lugar não recebe. E ali ele paga a diária de sábado, domingo e segunda. Sendo que essa pessoa estaria à disposição para tirar no sábado. Ou seja, os dias em que a pessoa não tem como tirar o carro não contabilizariam como diária. Basta que o poder público dê uma opção para que essa pessoa tenha como pagar e retirar no sábado”, explicou o parlamentar. 

Ainda assinam a autoria do projeto os vereadores Tarcísio Motta (Psol), Monica Benicio (Psol), Chico Alencar (Psol), Dr. Carlos Eduardo (PDT), Eliseu Kessler (PSD), Luiz Ramos Filho (PMN), Dr. Marcos Paulo (PSOL) e Rocal (PSD).

A matéria foi aprovada com emenda em 2ª discussão no dia 9 de novembro e, desde então, aguardava sanção do prefeito Eduardo Paes.

< Oito carros e cinco ônibus foram destruídos em protestos no DF Última roça: quem merece ir para a final de 'A Fazenda 14'? Vote! <