Cidades

Pescadores de Itaipuaçu comemoram: 'O mar está para peixe'

Cleiton Moura comemorou o resultado da pescaria. Foto: Ibici Silva

Pescadores locais de Itaipuaçu, em Maricá, comemoraram o resultado da pescaria da manhã desta quinta-feira (9). Em pouco mais de três horas, eles conseguiram pescar cerca de 50 quilos de peixes de diversas espécies.

De acordo com os trabalhadores, o fato só foi possível devido ao mar calmo e a ausência de traineiras realizando pesca predatória na região. A pescaria, que começou por volta das 5h e terminou por volta das 8h, foi considerada um sucesso e motivo de comemoração para o grupo.

"Todos os dias pescamos pela região, sempre saindo de Itaipuaçu. Com o mar calmo é mais fácil! Buscamos pegar entre 30 e 70 quilos de peixe por dia" contou o pescador Valdimério Jardim dos Santos, 60 anos.

Os pescadores ainda relataram que o mar de Itaipuaçu funciona como passagem para diversos peixes, por isso, a variedade é garantida.

"Hoje pescamos olho de cão, corvina e pescadinha, pois são os peixes da época. Como aqui é uma região migratória as espécies variam muito", explicou Cleiton de Souza Moura, 35 anos.

O quilo do peixe varia entre R$ 10 e R$ 15, quando comprado limpo com os pescadores. A funcionária pública, Angela do Nascimento, 47 anos, contou que prefere garantir o peixe fresco na praia.

"Temos a garantia que o peixe está fresco, o preço é mais em conta e eles ainda limpam na hora. Eu acho muito mais jogo comprar assim", finalizou.

< Fumaça de queima de lixo em Niterói é vista do Rio Professores de Itaboraí recebem abono salarial <