Cidades

Praias do Rio vazias em primeiro dia de restrições

Imagem ilustrativa da imagem Praias do Rio vazias em primeiro dia de restrições
A praia do Leblon ficou vazia no primeiro dia de restrição. Foto: Prefeitura do Rio/Marco de Paula

As novas medidas restritivas impostas pela prefeitura do Rio de Janeiro para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 deixaram as praias da capital fluminense desertas. Apesar do sol e das temperaturas próximas a 30 graus, a população está impedida de ocupar a faixa de areia e está sendo orientada por equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar que atuam na fiscalização.

Motoristas que desrespeitam novas regras de estacionamento na orla estão tendo veículos rebocados. A fiscalização em outras regiões da cidade também levou à interrupção de uma festa clandestina na região boêmia da Lapa e à aplicação de multas em diversos estabelecimentos.

A princípio, as regras anunciadas nesta sexta-feira (19) irão vigorar entre este sábado (20) e segunda-feira (22). As restrições constam no Decreto 48.641, editado pelo prefeito Eduardo Paes. Não apenas o banho de mar, como a permanência nas praias, a prática de esportes e o comércio na faixa de areia estão proibidos em qualquer horário. Somente os quiosques situados na calçada poderão funcionar.

Também foi suspenso o fechamento parcial de algumas vias da orla carioca, que ocorrem nos fins de semana para o lazer de pedestres e ciclistas. Para evitar aglomerações, elas permanecem abertas para o tráfego de carros. Ônibus e outros veículos fretados estão proibidos de circular.

O decreto proíbe ainda o estacionamento na orla, com exceção para moradores, idosos, portadores de necessidades especiais, hóspedes de hotéis e táxis.

"No primeiro dia de operação foram multados 429 veículos na orla entre 0h e 7h", informou em nota a Secretária Municipal de Ordem Pública (Seop). A pasta acrescenta ainda que rebocou 124 veículos entre 7h de sexta e 7h deste sábado.

Festa interrompida

Com base no Decreto 48.604, guardas municipais e policiais militares interromperam na noite desta sexta (19) uma festa clandestina que acontecia no estabelecimento Street Lapa Lounge, na Lapa.

No local, havia cerca de 50 pessoas. O responsável pelo espaço foi multado por promover aglomeração e por funcionamento não autorizado. Outros 25 estabelecimentos fechados e 100 multas foram aplicadas nas ações realizadas entre a noite de ontem e esta madrugada.

Agência Brasil

< Jogos Olímpicos de Tóquio só poderão ter torcedores locais Ministério da Saúde libera mais de 2,7 mil leitos para os estados <