Cidades

Prefeitura de Niterói capacita agentes para atender mulheres vítimas de violência

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura de Niterói capacita agentes para atender mulheres vítimas de violência
Dessa vez, uma equipe feminina de guardas municipais da Patrulha Escolar, agentes da GM e da Nittrans foram treinados pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) nesta quinta (16) e sexta-feira (17) e receberam orientações para dar apoio às vítimas de violência. Foto: Divulgação/Ascom Niteroi

A Prefeitura de Niterói segue capacitando seus servidores para atuarem no combate à violência contra a mulher e auxiliar no acolhimento das vítimas. Dessa vez, uma equipe feminina de guardas municipais da Patrulha Escolar, agentes da GM e da Nittrans foram treinados pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) nesta quinta (16) e sexta-feira (17) e receberam orientações para dar apoio às vítimas de violência. A turma foi composta de 60 mulheres.

O objetivo do Treinamento Lilás é preparar agentes públicos para identificar e auxiliar mulheres em situação de violência, seja física ou psicológica. Esse ano, quase 200 guardas municipais já foram treinados e a meta é ampliar cada vez mais o número de agentes capacitados. Ao fim do treinamento, todos recebem um certificado de participação.

A coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, ressaltou a importância do Treinamento Lilás.

“Seguimos capacitando os servidores da prefeitura para além do reconhecimento das diferentes formas de violência contra a mulher, garantindo a sensibilização e engajamento para que a abordagem e acolhida não a revitimize e possa integrá-la na rede de proteção e enfrentamento à violência da cidade. Em 2021, formamos 886 pessoas nessa capacitação e mais 915 passaram pela Codim Itinerante. Acredito que a informação gera, de fato, a prevenção da violência a partir de uma mudança de postura e de cultura social. Vamos seguir trabalhando na garantia dos direitos femininos. Nossa GCM e agentes da Nittrans que atuam nas ruas se integram e fortalecem a Rede de Enfrentamento do município, agora de forma mais qualificada”, explicou Fernanda.

O Treinamento Lilás tem como objetivo orientar os agentes sobre o tratamento humanizado às mulheres em situação de violência e sobre a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na cidade e os órgãos parceiros. 

< SuperaRJ terá pagamento antecipado para esta sexta Edson Fachin é eleito o próximo presidente do TSE <