Cidades

Prefeitura de São Gonçalo é criticada após publicação sobre vacina

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura de São Gonçalo é criticada após publicação sobre vacina
|  Foto: Foto : Marcelo Tavares
A segunda dose deve ser tomada após o intervalo de 28 dias da primeira. Foto : Marcelo Tavares

A Prefeitura de São Gonçalo se tornou alvo de críticas após ter feito uma publicação nas redes sociais, nesta quinta-feira (18), afirmando que provavelmente não há problema se a população receber a segunda dose da vacina Coronavac alguns dias após o intervalo de 28 dias estabelecido pelo Ministério da Saúde.

O termo "provavelmente" causou revolta em moradores da cidade, que afirmaram que a publicação confundia a população. Foi o caso do vereador do município, Romário Regis (PCdoB), que se mostrou indignado com a postagem.

"Usar "PROVAVELMENTE" durante a maior crise sanitária dos últimos 100 anos, confundindo ainda mais a população, é um equívoco absurdo. Uma tragédia, um descaso com a informação precisa que as pessoas necessitam receber".

Romário Regis (PCdoB), vereador de São Gonçalo
Internautas reagiram negativamente a publicação. Foto: Reprodução

Nos comentários cerca de 40 pessoas também relataram indignação.

"Meu Deus! Que absurdo! Descaso e desrespeito, esse é o resumo!", disse um internauta.

"Caraca! Eu fiquei pra morrer com essa postagem. Li várias vezes para ter certeza que estava realmente lendo isso!", escreveu outro morador da cidade.

Especialista fala sobre riscos

O infectologista José Pozza Júnior, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), alertou para importância de seguir o prazo, mas informou não haver risco para quem tomar a segunda dose pouco tempo depois.

"O ideal é ser feito nesse intervalo, porque foi o estudado como maior capacidade imunogênica. Mas se perder por pouco tempo o prazo, não tem problema", relatou o infectologista.

Ainda Segundo o Doutor em Infectologia e Mestre em Pediatria pela UFRJ, além de estudos clínicos comprovarem a segurança e eficácia desse intervalo, quando ele não é cumprido, o imunizado leva cerca de duas semanas para ficar completamente protegido após a vacinação.

"Quem respeita o prazo fica melhor protegido" relatou o especialista.

O doutor esclareceu ainda que em tese o atraso do recebimento da segunda dose, não anula a primeira, visto que uma dose aplicada é uma dose contabilizada.

Resposta

Questionada, a Prefeitura de São Gonçalo esclareceu que a informação sobre intervalo entre as doses das vacinas, divulgada em rede social, vem sendo ratificada por especialistas após estudos sobre a eficácia do imunizante e consta de material explicativo do conceituado hospital da rede privada de São Paulo.

"A publicação tinha o objetivo de orientar as pessoas em relação ao prazo, a fim de evitar correria e aglomeração nos postos de atendimento. No entanto, diante de dúvidas suscitadas pelo texto, a postagem original foi excluída. Pedimos desculpas pela falha, que será corrigida em breve", finalizou em nota. 

< UERJ inicia virtualmente segundo semestre letivo de 2020 nesta sexta Bolsonaro veta lei que prevê aos alunos acesso gratuito a internet <