Cidades

Produtos vencidos em restaurantes de Icaraí

Cinco restaurantes de Icaraí, em Niterói, foram alvos nesta sexta-feira (7) do Procon na primeira ação da 'Operação Trampolim'. Na ação, quatro foram autuados e cerca de 24 quilos de produtos foram descartados considerados impróprios ao consumo.

Segundo o Procon, o Japa, na Rua Dr. Leandro Mota 144, armazenava 17 quilos de produtos sem especificação de validade, entre pele de salmão, lula e salmão. Já o restaurante Cattleya, também na Leandro Mota, armazenava três quilos e 850 gramas de produtos vencidos, entre molhos e batata rústica. Outros dois quilos e 900 gramas de produtos, entre bacon, molho e frutos do mar, não estavam devidamente rotulados com informações de vencimento.

Produtos impróprios para consumo foram descartados pelo Procon (Foto: Divulgação)

No Salve Simpatia, não foi apresentado aos fiscais o certificado de potabilidade da água e não havia no estabelecimento o cartaz com o telefone 151 e o endereço do Procon-RJ. O cartaz também estava ausente no Bar Predileto, na Rua Mariz e Barros, 396, que não tinha o cartaz sobre a disponibilidade de água potável e gratuita para clientes, nem o Livro de Reclamações. No bar, foram encontrados problemas estruturais: ralo sem tela de proteção, geladeira com ferrugem, piso quebrado e lixeira com pedal inoperante.

Não foram encontradas irregularidades no estabelecimento Confraria, localizado na Rua Dr. Leandro Motta, 148, em Icaraí.

O nome da operação é uma referência ao trampolim de Icaraí, um dos cartões postais de Niterói nos anos 30 e 40 do século passado. Com projeto do arquiteto Luiz Fossati, o trampolim era de concreto armado, tinha 12 metros de altura e seu desenho remetia a um pássaro de asas abertas.

Balanço da Operação

1 – Bar Predileto (Rua Mariz e Barros, 396 – Icaraí): Ausência de cartaz sobre a disponibilidade de água potável e gratuita. Ausência do Livro de Reclamações. Problemas estruturais: ralo sem tela de proteção, geladeira com ferrugem, piso quebrado, lixeira com pedal inoperante.

2 – Cattleya (Rua Dr. Leandro Mota, 142 – Icaraí): Produtos vencidos: 650g de molho de ervas, 400g de molho pesto, 800g de batata rústica, 1kg de molho de queijo, 1kg de mostarda preta. Produtos sem especificação de validade: 1kg de bacon, 400g de frutos do mar, 1kg e 500g de molho de tomate. Problemas estruturais: lixeira com pedal quebrado. Ausência do certificado de potabilidade da água.

3 – O Japa (Rua Dr. Leandro Mota, 144 – Icaraí): Produtos sem especificação de validade: 12kg de pele de salmão, 2kg de lula, 3kg de salmão.

4 – Salve Simpatia (Rua Dr. Leandro Mota, 2 – Icaraí): Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon.

< Carros são rebocados em Alcântara Adiada iluminação da árvore de Natal em Maricá <