Ajuda

Professor de São Gonçalo faz vaquinha para estudar no Japão

Georffren Neves ganhou bolsa de um ano em uma universidade

Jovem professor foi selecionado e passou no processo seletivo para estudar no Japão
Jovem professor foi selecionado e passou no processo seletivo para estudar no Japão |  Foto: Arquivo Pessoal

Um estudante de Licenciatura em Letras Português-Japonês da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), morador do bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo, conquistou um grande passo em sua carreira como futuro professor de japonês. Georffren Neves Xavier, de 26 anos, foi aprovado em um processo seletivo e recebeu uma bolsa de estudos na Universidade de Hokkaido, no Japão, com duração de um ano. Ele, no entanto, precisa de ajuda para custear sua viagem. 

Para não perder a oportunidade, o jovem professor abriu uma vaquinha online com o objetivo de atingir a quantia de R$5 mil para pagar as despesas no primeiro mês de intercâmbio no Japão, que incluem desde alimentação até o aluguel e seguro do alojamento.

Georffren conta que seu amor pela cultura e idioma japoneses começou com animes (desenhos japoneses), como Naruto e Dragon Ball, no entanto, quando começou a estudar o idioma de forma mais séria, ele percebeu que tinha uma fascinação maior do que imaginava pela língua japonesa, chegando ao ponto de querer ensinar a outras pessoas.

“Conseguir passar um período em um país tão rico culturalmente é a realização de um sonho. Há muitos lugares históricos que quero visitar e muitas belas paisagens que quero conhecer, além de dos grandes centros da atualidade, como Tóquio”

Professor oficialmente desde fevereiro de 2022, Georffren começou a dar aulas no curso "Idioma sem Fronteiras", que oferece aulas de idiomas para a comunidade acadêmica das universidades vinculadas ao programa. Além disso, ele também dá aulas particulares, e com a viagem programada, essas aulas passarão a ser online.

Sobre o processo seletivo para a bolsa, Georffren explica que ele ocorre separadamente para cada consulado do Japão no Brasil. A bolsa que ele conquistou é exclusiva para alunos de graduação em língua japonesa, o que limitou a concorrência aos alunos da UFRJ e UERJ. As etapas do processo seletivo incluem análise de documentação, prova escrita de japonês e, por último, uma entrevista com os candidatos aprovados, e Georffren foi selecionado.

Georffren dá aula de japonês de forma online
Georffren dá aula de japonês de forma online |  Foto: Arquivo Pessoal

“O Ministério de Educação do Japão fornece uma bolsa que ajuda a custear as despesas como moradia, alimentação e transporte. Porém, essa ajuda financeira só começa ao final do primeiro mês do intercâmbio, mesmo que existam várias despesas além dos gastos de sobrevivência, como seguro do apartamento, roupas de frio, transporte, material escolar, etc. O consulado recomenda que os bolsistas levem no mínimo U$ 1,5 mil, que na cotação de hoje equivale cerca de R$7 mil, para custear o primeiro mês de estadia”, explicou Georffren. 

A estadia no Japão terá duração de 11 meses, com a viagem do jovem professor prevista para a última semana de setembro. Ele retornará ao Brasil na última semana de agosto de 2024. Durante esse período, ele ficará na cidade de Sapporo, localizada em Hokkaido, na região norte do Japão.

Aqueles que desejarem ajudar na vaquinha podem clicar neste link.

< Leão-marinho recebe carinho e pelagem surpreende; veja o vídeo PM é baleado durante tentativa de assalto em Itaboraí <