Oportunidade

Projeto oferece vagas em oficinas e cursos online; saiba tudo

Objetivo é de incentivar desenvolvimento dos jovens

Atividades serão realizadas em escolas públicas, centros de atendimento à juventude e instituições parceiras
Atividades serão realizadas em escolas públicas, centros de atendimento à juventude e instituições parceiras |  Foto: Divulgação/Iecap

O Rio de Janeiro acaba de ganhar mais um importante incentivo à cultura e ao desenvolvimento local, promovendo a cidadania: o projeto “Se Liga Cultura" traz ao estado diversas oficinas e cursos gratuitos, destinados a pessoas entre 11 e 35 anos.

A iniciativa é realizada pelo Instituto Social IECAP, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e apoio do Ministério da Cultura, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura, que visa oferecer oportunidade de acesso à cultura e promoção da cidadania a comunidades das cidades de Japeri, Mangaratiba e Paraty. O projeto já passou pelo Distrito Federal e, logo mais, também desembarca em São Paulo.

Por se tratar de um trabalho de resgate social dentro e fora das escolas, as atividades serão realizadas em escolas públicas, centros de atendimento à juventude e instituições parceiras.

As vagas são limitadas, e devem alcançar ao todo 3,5 mil beneficiários diretos nas regiões de atuação.

No Rio, são 585 vagas presenciais para os municípios de Japeri, Mangaratiba e Paraty, e 2.160 vagas em cursos onlines. As oportunidades presenciais oferecem capacitação em oficinas de biojoias, teatro, fotografia e culinária sustentável e, ainda, os conteúdos online serão voltados para trilhas de criatividade e builders: formação de lideranças.

O objetivo geral é, sem dúvida alguma, oferecer igualdade de acesso à cultura e cidadania para comunidades menos favorecidas, transformando a realidade local. A ideia é atingir o maior número de pessoas interessadas.

Por isso, o projeto também reserva 10% das vagas das oficinas para pessoas com deficiência, além de monitores especializados, tradução em libras e acompanhamento adequado, quando necessário.

Links para realizar as inscrições:

Japeri

Mangaratiba

Paraty

< Falta de luz em prédio de Niterói faz idosa dormir em playground Buscas por banhista desaparecido em Niterói entram no 2° dia <