Cidades

Pronto Socorro atendeu mais de 40% das suspeitas de Covid-19 em SG

Do total de casos suspeitos, dois estão internados no isolamento do Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Foto: Arquivo/Plantão Enfoco

Dos 660 casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) em São Gonçalo, 293 foram atendidos na emergência do Pronto Socorro Central (PSC), no bairro do Zé Garoto, nas últimas três semanas, o que representa uma média de 45%. O levantamento foi feito pela coordenação de enfermagem da unidade, que vem realizando atendimento diferenciado aos pacientes com síndromes gripais.

Do total de casos suspeitos, dois estão internados no isolamento do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do pronto socorro. Os demais pacientes com suspeita do Covid-19 estão em isolamento domiciliar e aguardando resultado dos exames.

Desde a semana passada o PSC disponibilizou um consultório médico para atender exclusivamente pacientes com sintomas do coronavírus, como febre, coriza, dor na garganta ou falta de ar.

"Um médico e um enfermeiro fazem todo o protocolo de atendimento deste paciente que apresenta alguma síndrome gripal, garantindo assim que ele não fique aguardando atendimento junto a outras pessoas", explicou o gerente assistencial, Cleber Gueddes.

A partir da próxima semana os pacientes com suspeita de coronavírus não ficarão mais internados no pronto socorro. O prefeito José Luiz Nanci determinou que o Hospital Luiz Palmier, também no Zé Garoto, seja referência no tratamento de pacientes infectados pelo Covid-19. A unidade está sendo equipada e contará com 100 leitos.

< Contratação de OS do novo hospital de Maricá é anulada Alerj discute desconto na mensalidade do ensino particular <