Cidades

Resultado de exame para diagnóstico de peste é adiado

A paciente está em leito de isolamento no Hospital Luiz Palmier (Foto: Reprodução internet)

A Prefeitura de São Gonçalo informou na manhã desta segunda-feira (14) que o resultado do exame para diagnóstico de peste bubônica em uma paciente internada em um hospital do município, que deveria sair nesta terça-feira (15), foi adiado e ainda não há previsão de data para entrega. Segundo a Prefeitura, a mudança ocorreu pois a Fiocruz encaminhou o exame para um laboratório conveniado em Recife.

A suspeita da doença foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 10 de janeiro. De acordo com a nota divulgada, a paciente, de 57 anos, deu entrada no Pronto Socorro Central de São Gonçalo, no dia 22 de dezembro, com insuficiência cardíaca.

Ela foi encaminhada para internação no Hospital Luiz Palmier, onde foi realizado o procedimento padrão de coleta de amostras oral, nasal e anal. Por estar com uma ferida na perna, também foi solicitada amostra da pele, que diagnosticou a presença da bactéria Yersinia pestis.

Na última sexta-feira (11), a uma equipe do controle de zoonoses da Vigilância Ambiental esteve na residência da paciente para realizar a inspeção de pragas e roedores, a fim de evitar o surgimento de animais infectados, mas não encontrou vestígios de roedores na residência, segundo a prefeitura.

A paciente está em tratamento com antibióticos, sendo acompanhada em leito de isolamento para evitar sua disseminação.

< Morre um tripulante do helicóptero da PM que caiu no Rio Morre traficante envolvido na morte de três PMs em SG <