Oportunidades

Rio abre 5 mil vagas para voluntários na PM e Bombeiros; entenda

Salários vão até R$ 2,6 mil e edital deve ser divulgado em breve

Edital ainda será divulgado
Edital ainda será divulgado |  Foto: Arquivo / Enfoco
 

O Governo do Rio vai abrir cinco mil vagas para áreas administrativas na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Jovens entre 18 e 29 anos poderão ter a oportunidade de fazer parte dos quadros das corporações. 

A duração do programa deverá ser de um ano, prorrogável por igual período, com salários de até R$ 2,6 mil. A ideia é colocar mais militares nas ruas e tirá-los das funções burocráticas. As informações sobre inscrições devem ser divulgadas em breve. A iniciativa foi publicada nesta quarta (21) no Diário Oficial. 

"Quero deixar muito claro que essa ferramenta jamais substituirá o policial militar e o bombeiro, que continuará a ser prestigiado pelo Governo do Estado. O Corpo de Jovens Voluntários vem para colaborar, para ajudar e melhorar o trabalho, gera benefícios tanto para os jovens como para a administração pública num setor vital e, consequentemente, para a sociedade em geral. O programa afastará muitos jovens do ócio e da ameaça de cooptação pelo crime organizado e promoverá a oportunidade para aproximar a sociedade de nossas corporações militares", ressaltou o governador Cláudio Castro. 

A carga horária será de 40 horas semanais e, para se candidatar, os jovens precisam ter o Ensino Médio completo, além de estar com as obrigações eleitorais em dia, ter boas condições de saúde e possuir atestado de bons antecedentes. O processo seletivo será definido em conjunto entre as duas secretarias. 

Embora os custos para contratação dos voluntários estejam vinculados às duas secretarias beneficiadas, os municípios poderão participar do processo, através de convênio, desde que fiquem responsáveis pela remuneração dos  voluntários nas organizações militares e de Defesa Civil do estado sediadas nos respectivos territórios.

A criação do programa é regulada pela lei federal nº 10.029, de 2000. A norma estabelece que o número de voluntários para serviços administrativos e auxiliares de saúde nas Polícias Militares e Corpos de Bombeiros não pode exceder a proporção de um voluntário para cada cinco integrantes das corporações. Por isso, três mil jovens serão contratados para a PM e outros dois mil para o CBMERJ.

< Morre jornalista Lucia Hippolito, aos 72 anos, no Rio Daniel Alves fala pela 1ª vez sobre caso de estupro: 'Eu a perdoo' <