Cidades

Rio lança programa de renda e capacitação para jovens do setor cultural

Prefeito do Rio, Eduardo Paes, falou sobre programa nesta quarta (23). Foto: Reprodução/ Redes sociais

A Prefeitura do Rio divulgou, nesta quarta-feira (23), o programa 'Aprendiz Cultural', que vai preparar jovens até 24 anos para o mercado de trabalho no setor cultural da cidade. O lançamento aconteceu no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, Centro da cidade.

A ideia do projeto é incentivar pessoas entre 18 e 24 anos a entrarem no meio cultural, através de ferramentas da cidade no desenvolvimento de cursos. O projeto tem investimentos iniciais de R$ 5,5 milhões.

Inicialmente, serão contemplados 500 jovens que precisam ser residentes no Rio há pelo menos três anos, e que desenvolverão as atividades durante a jornada escolar, em horários diferentes. A ideia é aprender convivendo com o desenvolvimento dos espetáculos e equipamentos culturais da cidade. O projeto vai ajudar os jovens a se capacitarem e trabalharem no setor cultural, contribuindo com o seu desenvolvimento e do Rio.

"Temos equipamentos culturais que foram massacrados pela gestão anterior que nós estamos recuperando. Nossos jovens entre 18 e 24 estão cada vez mais sem emprego e a ideia é recuperá-los. A cultura encoraja e retoma o espírito da cidade do Rio com essas pessoas".

Marcus Faustini, secretário de Cultura

"Sabemos das dificuldades dos jovens, principalmente nas regiões mais degradadas da cidade e é de suma importância que a gente pense neles. Tenho muito orgulho de ser o prefeito que lançou esse programa", comentou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Os contemplados terão direito à bolsa de R$ 800 por mês, auxílio transporte, seguro de vida e formação em cultura. A primeira turma está prevista para começar em outubro deste ano, podendo ter a possibilidade de novas classes em 2022.

Após formados, os novos profissionais do setor poderão trabalhar, através de parcerias, no Museu do Flamengo e no Museu de Arte do Rio.

< Viradouro apresenta obras que concorrem a samba-enredo do Carnaval 2022 Idosa assassinada em Saquarema não sofreu violência sexual, aponta laudo <