Cidades

Rio: Vítimas de violência terão acompanhamento itinerante

A equipe vai atuar em pontos estratégicos do estado, como Região Metropolitana, Baixada Fluminense e Zona Oeste, com o objetivo de otimizar o atendimento inicial a essas pessoas.  Foto: Divulgação - Governo do Estado

A Secretaria de Estado de Vitimização (SEVIT) realizou, nessa terça-feira (14), uma capacitação para agentes que vão trabalhar de forma itinerante no auxílio e acompanhamento à vítimas da violência urbana e seus familiares.

A equipe vai atuar em pontos estratégicos do estado, como Região Metropolitana, Baixada Fluminense e Zona Oeste, com o objetivo de otimizar o atendimento inicial a essas pessoas. 

Foram ministradas instruções sobre primeiro atendimento e acolhimento, documentação e produção de relatórios, além de coleta de dados. Também foram abordados temas como as diversas fases do luto e técnicas humanizadas de apoio aos familiares.  

Para Luciano Pedro, que integra a equipe de superintendentes que idealizaram a capacitação, o atendimento in loco dos vitimados dará celeridade ao trabalho já desenvolvido por assistentes sociais e psicólogos da secretaria.

"Com os agentes itinerantes será possível oferecer o primeiro suporte às vítimas ainda nos hospitais ou nos IMLs", declarou. 

Cerca de 20 agentes participaram dessa primeira fase do treinamento, que contou ainda com a presença da equipe psicossocial da SEVIT.

< Mega-Sena: Novo ganhador pode faturar R$ 14 milhões Vídeo: UPA do Fonseca sofre com goteiras <