Aprendizagem

20 mil vagas em cursos do Instagram e Facebook para jovens do Rio

As inscrições começaram nesta quinta-feira (22)

Os cursos fazem parte de uma parceria inédita entre a Prefeitura do Rio e a Meta
Os cursos fazem parte de uma parceria inédita entre a Prefeitura do Rio e a Meta |  Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Estão abertas 20 mil vagas para jovens cariocas de 15 a 29 anos interessados em atuar no universo das redes sociais como o Instagram e o Facebook.

As inscrições começaram nesta quinta-feira (22), por meio deste site. Para se inscrever, basta informar o nome completo, CPF e endereço. Os jovens poderão realizar os cursos a qualquer momento, até dezembro deste ano.

Os cursos fazem parte de uma parceria inédita firmada pela Prefeitura do Rio com a empresa americana Meta, proprietária das duas redes sociais e do WhatsApp.

"A Meta é o Facebook, o Instagram, o Whatsapp. Essa é a área de trabalho do presente, não é nem do futuro. Esses cursos vão permitir que um monte de jovens de comunidades, de áreas mais carentes da cidade tenham oportunidade de emprego. É uma grande oportunidade que a Secretaria da Juventude traz para a nossa molecada", afirmou o prefeito Eduardo Paes, durante cerimônia no Palácio da Cidade.

O objetivo da parceria é qualificar jovens para o mercado de trabalho e o empreendedorismo. Os cursos serão realizados por meio de uma plataforma desenvolvida para essa finalidade, o Meta Spark.

Nela, os jovens terão acesso a conhecimentos sobre marketing digital e realidade aumentada com foco no Instagram, Facebook e Whatsapp. As aulas são gravadas e o aluno pode acessar quando quiser.

A plataforma ofertará mais de 100 horas de capacitações para os seguintes cursos: Criação de Startups, Os Softs Silks mais Desejados pelo Mercado – Gestão de Tempo, TechSolutions: programação e solução tecnológicas para o futuro, Mercado de Trabalho: Carreiras da Inovação, Economia, Empreendedorismo e Negócios, Liderança, Marketing e Pitch e Empreendedorismo sustentável: Negócios Sociais. Do total, serão 2,5 mil vagas para cada formação.

"Estamos muito felizes porque a Meta está desembarcando na cidade do Rio para uma parceria que vai transformar a vida de milhares de jovens. Não tem dinheiro público nessa parceria, é um aporte de uma empresa gigantesca, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, que vem transformar a realidade do jovem carioca", disse o secretário da Juventude, Salvino Oliveira.

Ao término do curso, os alunos serão capazes de criar campanhas de marketing digital eficazes e desenvolver projetos de realidade aumentada, podendo utilizar essas habilidades para iniciar seus próprios negócios ou projetos independentes.

"Esses diversos cursos que a Meta está oferecendo não são a toa. É porque entendemos que existe uma oportunidade de vocês mostrarem a cultura, religião, o seu bairro e poder trabalhar também. Você pode mostrar toda a sua vida. E o que acontece quando você faz isso? Um monte de gente pode ver o que você está fazendo e aí muita gente consegue fazer negócio. Ou seja, é emprego, renda, mudança social em todos os territórios do Rio de Janeiro. Nesses cursos vocês vão aprender a fazer seu currículo, vender seu trabalho e ainda fabricar coisas maravilhosas com o celular, o computador. Isso vai mudar a realidade da sua vida", declarou o gerente de políticas públicas para América Latina da Meta, Mário Cézar Vilhena.

A jovem Maria Eduarda Cassiano, de 18 anos, moradora do Morro dos Macacos e aluna do Espaço da Juventude do Estácio, onde fez os cursos de Informática para Negócios e Mídias Sociais, diz que a expectativa é grande.

"Tenho uma grande expectativa em fazer os cursos. Os Espaços da Juventude já estão capacitando os jovens das periferias, das favelas, e agora com essa parceria com a Meta, uma grande empresa, espero me especializar ainda mais nessa área de marketing e tecnologia. Vou adquirir muito conhecimento, vai ser muito bom para mim", frisou.

JUVRio 

Desde a sua criação, em 2021, a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) já capacitou mais de 150 mil jovens e encaminhou outros 5 mil para as oportunidades no mercado de trabalho no município do Rio de Janeiro.

Em seus Espaços da Juventude, mais de 10 mil jovens foram qualificados para trabalhar na Indústria 4.0 após se formarem nos cursos de Mídias Digitais, Design de Games, Robótica, Programação Móvel, Indústria do Som (DJ), Impressão 3D, Operador de Drone, Indústria Avançada e Informática para Negócios. No total, há cinco Espaços da Juventude implementados no Estácio, Cidade de Deus, Madureira, Vigário Geral e Vargem Pequena.

E outros mais de 51 mil jovens foram atendidos pelas Casas da Juventude do Centro e Chapadão, que oferecem capacitação e orientação pessoal e profissional em diversas áreas, como tecnologia, alimentos e bebidas, turismo e estética.

< Saiba quantos passos temos que dar por dia para 'blindar' o coração Jornalista do SBT canta hit e mudança de voz ao vivo choca; vídeo <